Economia&Negócios com Agência Estado
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira, 28, o aumento da taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, para 9,50% ao ano.
A decisão foi tomada por unanimidade, em reunião que durou mais de três horas. Segundo o comunicado do Copom, a medida deve "assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas".
Após quase 10 meses sem alterar a Selic e 19 meses sem um aperto monetário, o BC dá início a um novo ciclo de alta nos juros. A aposta mais forte do mercado era de aumento de 0,75 ponto porcentual, considerando a movimentação no mercado de juros. Uma alta de 0,50 ponto porcentual, no entanto, também era considerada.
A ata da reunião será divulgada na quinta-feira da semana que vem, 6, e o próximo encontro do Copom está agendado para os dias 8 e 9 de junho.
Veja a íntegra do comunicado:
"Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias ao cenário prospectivo da economia, para assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 9,50% a.a., sem viés."
Nenhum comentário:
Postar um comentário