"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 15, 2013

Vem aí a "Trembrás", mais uma empresa da holding "Buracobrás".


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWTfi2rSApCSrDIivGn2c7PoWL5vyfIAIQIu-SMJt03AummwqPmW42DEcFIdi9NJLdldOKbb2F2-Mzoq8I-j_zsx1cwDt16KKehBe_LKTkPKn2B_5ea4MxTMDv1YUMrfZT0Nrtlmv-SCM/s1600/TREM_BALA.jpg
Sem conseguir atrair investidores privados para participar do rocambolesco processo de implantação do trem-bala brasileiro, o governo petista anuncia agora que vai socializar o prejuízo. 
Vem aí a "Trembrás", mais uma empresa da holding "Buracobrás".

O trem-bala deverá ser estatizado, publica o Valor Econômico em sua edição de hoje. Grosso dinheiro público irá bancar 80% da bilionária operação, reunindo a participação da estatal especialmente criada para o negócio (a EPL), fundos de pensão de empresas públicas como Previ, Petros e Funcef e até os Correios. É o contribuinte pagando a fatura.

Por ora, sócios privados têm dito que querem distância do empreendimento. Avaliam que se trata de investida arriscada demais para se animarem a pôr algo como módicos R$ 50 bilhões na empreitada - ou mais que o dobro do 
inicialmente divulgado quando o governo petista começou a falar na obra, ainda no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo do partido que se diz dos trabalhadores resolveu despejar dinheiro do contribuinte para tentar evitar o fracasso da iniciativa: 
o leilão está marcado para 13 de agosto e, hoje, o mais provável é que termine às moscas. Antes que se torre mais grana à toa, melhor seria que a ideia fosse varrida para debaixo do tapete.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyyyBIzev-Tq6r0GJEVPQaWZCYXQ8TVbpJ8e4XdxcckG3a6IxXDHV1X9r_a7piE2Tu3Vqo6LI5OnD8AIVCvPv52UM05GzfwVE8XwELVfutnKK2PguWw71L-89U5iAS5-b_V6NORXd577Y/s400/campanha+trem+bala.jpg
Quando as conversas começaram, o trem-bala deveria ser um empreendimento exclusivamente privado. Logo se viu, com base na experiência internacional, que iniciativas desta natureza, quase forçosamente e pelo menos nos seus anos iniciais, demandam alguma participação estatal.

O governo do PT, então, passou a falar em bancar até um terço da obra, criando para tanto mais uma de suas dezenas de estatais. Em dezembro passado, quando novo edital do leilão foi divulgado, a fatia da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) já foi aumentada para 45%. 
Como nem assim o negócio parece parar de pé, os contribuintes fomos chamados a quitar a dolorosa. 
O céu é o limite.

Mas as doideiras petistas no setor ferroviário não se resumem a "apenas" torrar dinheiro público. Agora, os sábios do Planalto também decidiram que irão obrigar os concessionários das novas ferrovias a serem licitadas a comprar pelo menos 75% dos trilhos usados nas obras no Brasil, informa hoje a Folha de S.Paulo
Detalhe:
 desde 1996, o país não produz um único metro do produto.

"No mercado, a regra está sendo vista como um tabelamento de preço disfarçado para quem vier a produzir os trilhos no país, o que prejudicaria sua competitividade. Outra crítica é que a exigência poderá tornar a obra mais cara, o que preocupa".

Já vimos isso antes e a história nunca termina bem. 
Sem a necessidade de ir muito distante no tempo, basta ver o que a Petrobras está tendo que enfrentar para honrar os percentuais de conteúdo local aos quais as regras baixadas pelo PT a sujeitam.

No setor do petróleo, o resultado dessa política - pela qual o percentual produzido internamente deve ser de, no mínimo, 55%, podendo chegar a 77% - tem sido custos ascendentes, prazos não cumpridos e obras atrasadas. A empresa já até tentou convencer a ANP a atenuar as exigências, mas não foi bem sucedida.

Há no atual governo uma convicção - melhor seria dizer um desvio de comportamento - de que o dinheiro do Estado é a salvação para tudo. Se determinada ideia não para de pé por inconsistências na sua elaboração, irrigue-a com o recurso recolhido dos contribuintes que tudo se ajeita.

Assim é também, por exemplo, em Belo Monte, em que quase só há participação estatal no negócio. E assim será no fundo com o qual o Ministério da Fazenda irá criar uma espécie de "Banco do Tesouro Nacional", destinado a repassar dinheiro do Tesouro para o sistema bancário privado financiar o pacote de concessões de infraestrutura. 
Nem a pomada Minancora era tão milagrosa...

O distinto público agradeceria se a gestão petista se eximisse de torrar seu suado dinheirinho em aventuras desta natureza e parasse de cometer temeridades com os recursos públicos. Mais que isso, adoraria se Brasília desse ao trem-bala o destino que ele merece: 
o fundo empoeirado de uma gaveta. 
Até o dia em que um governo que saiba o que e como fazer, atraindo capital privado e deixando ao Estado apenas uma participação acessória, fosse capaz de tirar a obra do papel, sem passar a conta para o contribuinte pagar.

Fonte: Instituto Teotônio Vilela
Trem sem bala