"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 24, 2011

AUTO-SUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO? AUTO-SUFICIÊNCIA É O QUE SE BASTA! LOGO...

Camuflados:
Uma piada pedagógica que vem bem a calhar:
Deus decidiu acabar de vez com essa “raça de víboras” (a humanidade segundo o profeta Isaías).
Chamou então os principais líderes do mundo e comunicou sua decisão.
Estes por sua vez assumiram o encargo de informar seus respectivos povos das más novas.

George W. Bush meteu a cara na tela da TV e disse: “Americanos! Tenho duas importantes notícias: uma muito boa e outra muito má. A boa é que Deus existe e a má é que Ele decidiu que o mundo vai acabar amanhã.”

Fidel Castro, ainda que muito chumbado, calçou as velhas botinas de guerra, foi para a TV e disse: “Pueblo de Cuba! Cubanos y cubanas! Tengo dos importantes nuevas: las dos son muy malas. Una es que Diós existe y la otra que el mundo se acabará mañana”.

Aí então, LULA/CACHACEIRO meteu sua cara na TV e disse:
“brasileiros e brasileiras!
Tenho duas excelentes notícias nunca anunciadas antes neste país!
Uma é que Deus existe e outra é que, de hoje em diante, ninguém terá mais que se preocupar com impostos, taxa de juros, baixo índice de crescimento econômico, alto grau de criminalidade, analfabetismo funcional, falta de moradia, falta de saúde pública, corrupção avassaladora, políticos safados.

Falta de combustível traz rombo de R$ 30,6 bi ao país

Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto.
Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobras e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol.


A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do Brasil.
Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o país começa a viver um "apagão" de combustíveis.


O consumo de derivados de petróleo (gasolina, diesel e nafta) ultrapassou a produção local, impulsionando as importações, que ficam cada vez mais caras com o aumento do preço do petróleo lá fora.
Em geral, a Petrobras prioriza a produção de gasolina localmente e concentra as importações em diesel e nafta.


A situação vai provocar um saldo negativo de R$ 30,6 bilhões (US$ 18 bilhões) na balança de derivados de petróleo este ano, conforme projeção da RC Consultores.

Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em cerca de R$ 22,10 bilhões (US$ 13 bilhões), segundo o Ministério do Desenvolvimento.
Em 2000, o rombo era de R$ 5,44 bilhões (US$ 3,2 bilhões).


Diferente do "apagão" de energia elétrica, que interrompe a produção nas fábricas e deixa as cidades às escuras, a falta de combustível é sanada com importações, desde que a situação não seja muito grave.

Segundo Adriano Pires, diretor executivo do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), a população é a mais atingida com a escassez.

- Vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão.

Agência/Estado