"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 13, 2011

A REPÚBLICA DE TODOS OS LADRÕES CANALHAS, A NOIVA "IRRITADA" O NOIVO E AS "PROVAS ROBUSTAS".

A presidente Dilma Rousseff, para variar, ficou irritada.
O vice Michel Temer perguntou onde estavam as provas robustas.


As duas figuras que aparecem como noivo e noiva no bolo de aniversário da coligação PMDB- PT estão unidas na censura à Policia Federal.

Acontece que a tanto a Policia Federal como a Procuradoria estão apresentando muitos dados, gravações telefônicas e, agora, depoimentos dos presos.

Apareceu até uma testemunha chamada Errolflyn de Souza Paixão. Os mais jovens podem ir ao Google e encontram lá o nome do ator norte-americano que inspirou os pais do Errolflyn brasileiro.

Num texto literário, esse nome seria um achado. Mas os estudiosos dos escândalos brasileiros sabem que, assim como fumaça e fogo, nomes estranhos e escândalos andam juntos no Brasil. Ele afirma que a deputada Fátima Pelaes sabia do esquema e ficou com parte do dinheiro da emenda de R$ 4 milhões.

O ideal seria que o governo ficasse calado até que o processo se desenrolasse.
Ao se precipitar nas criticas à operação da PF, tentou mostrar para a base aliada que vai protegê-la.


Mas os fatos estão aí.
O trabalho da PF está fundamentado neles.
Dificilmente, as investigações, sobre esse e outros casos, será paralisada.

É o dilema que tenho enfatizado.
Não dá para evitar que a roubalheira venha à luz.
Mas não dá também conter a base aliada que quer verbas das emendas parlamentares e suavidade na PF.

Se a greve dos aliados acabar com a liberação das verbas, aí então é que o trabalho da PF se fará mais necessário porque é das verbas que nascem as tramóias.

Só uma coisa preocupa.
A PF tem enfatizado sua luta salarial.
Isso significa que, com aumentos de salários, ela será mais complacente?.


Os tempos de vacas gordas permitiram a implantação de um poderoso esquema no Brasil. Seu objetivo não foi somente trocar o governo, mas também democratizar as benesses do poder, incluindo um amplo espectro de partidos, sindicatos, entidades de classe e ONGs.

É a tática da Arca de Noé que funciona bem no pais mas ameaça afundar nas crises. Quando menino, ouvia muito esta frase: ou todos se locupletam ou restaure-se a moralidade.

Em tempos da vagas gordas, chegou-se perto da estabilidade ideal do modelo.
Quase todos que têm voz e organização foram cooptados.
A própria PF, em alguns casos que envolviam o governo, pipocou.
Continua :
Em busca das provas robustas