"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 09, 2010

SEM CONTESTAÇÃO É MEL NA CHUPETA. ENTÃO : ELA FALA O QUE QUER, ACREDITE QUEM QUISER OU PUDER.

Mara Montezuma Assaf *

O modelo de debate a que assistimos quinta-feira à noite está completamente falido.

Afinal, vi e ouvi a candidata Dilma Rousseff fazer diversas afirmações absolutamente inverídicas ou inconsistentes, e não houve condições nem tempo hábil para que seus adversários a contestassem.

Querem exemplos?

Com relação à crítica feita por Serra – de que o governo Lula não investiu em infraestrutura – Dilma respondeu que em relação às estradas federais muito foi feito e que estão sendo duplicadas (acreditem!); que os portos estão sendo dragados, o que – no seu entender – deve valer por modernizados e ampliados (ouvi direito?); que o atual governo aumentou o controle de nossas fronteiras (é brincadeira?); e, arrematando, Dilma disse que o problema do crack já está sendo trabalhado (isso é um desrespeito à nossa inteligência).

O uso do crack tomou proporções epidêmicas durante este governo, mas o Brasil não produz nem um grama de cocaína... é quase toda “importada” da Bolívia!

O presidente-hermano Evo Morales já afirmou que a produção de folhas de coca é vital para a economia daquele país.

O “rígido controle” de nossas fronteiras é que permitiu que os jovens brasileiros dinamizassem a economia boliviana através do uso do crack.

Chegam a dar suas vidas pela saúde da economia da Bolivia!

Isso é que é ajudar um país irmão!

Será que tantas regras para os debates não foram produzidas para isso mesmo, para impedir contestação?

Dessa forma cada um fala o que quer, e acredite quem quiser ou puder.

* cientista política