"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 13, 2012

E PARA O DIA DAS MÃES... Ô, filha, veja o Coaf.

Dona Dilma Jane, sempre me disseram que a sua filha faz tudo o que a senhora pede. Ou quase tudo.

Por isso, neste Dia das Mães, eu pediria, por favor, que a senhora intercedesse perante a sua filha em prol de um órgão para lá de importante da administração pública, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Não é de hoje que o Coaf identifica a turma do "malfeito", maneira que a sua filha se refere a casos de corrupção.
Já pegou muita gente por aí.

Mas o Coaf está no limite.
A senhora é capaz de chorar se ler a resposta do presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues, ao senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CPI que investiga os negócios do bicheiro Carlos Cachoeira.


O senador pediu ao presidente do Coaf que lhe indicasse dois servidores para ajudar a desvendar o rastro do dinheiro que andou para lá e para cá nas águas desse Cachoeira. Antonio Gustavo Rodrigues aproveitou para desabafar.

Disse que se sentia honrado em colaborar com o trabalho, mas, depois de um floreio danado, avisou que ceder gente para ficar na CPI tempo integral não vai dar.


Por falar em pessoal...

Rodrigues conta, no ofício enviado ao senador, que o quadro de pessoal do Coaf é de 42 servidores, "dos quais apenas 10 desempenham atividades de análises de informações financeiras. E detalhe:
a situação é a mesma desde 2005.

Ele lembra que a ampliação do quadro foi inclusive "objeto de recomendações da CPMI dos Correios", aquela que investigou o mensalão.


Depois desse preâmbulo, ele diz que designar dois servidores à CPI "prejudicaria substancialmente a capacidade operacional do órgão, já fortemente desafiada com o crescente número de comunicações recebidas dos setores obrigados pela legislação".

Desde 1998, bancos e outras instituições informaram mais de 6 milhões de ocorrências ao Coaf.

Só em 2011, confome Antonio Gustavo Rodrigues informou ao senador, foram 1,2 milhão, ou seja, uma média de 5 mil comunicações por mês.
Ou seja, dona Dilma Jane, trabalho é que não falta para esses 10 bravos cidadãos que trabalham na análise de informações financeiras.


Por falar em trabalho...

Alguns relatórios do Coaf, dona Dilma Jane, ficaram famosos ao longo da sua história. Em maio de 2011, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que, seis meses antes de estourar o caso Antonio Palocci, o Coaf havia alertado a Polícia Federal sobre o apartamento de R$ 6 milhões que o ex-ministro da Fazenda havia comprado em São Paulo.

Na época em que a informação chegou à PF, a sua filha, dona Dilma, era presidente da República eleita e estava montando o governo.

Aposto uma tarde num Spa, com direito a massagens de pedras quentes e relaxantes, como a senhora teria dito para a presidente Dilma não nomear Palocci ministro da Casa Civil se soubesse dessas coisas.


Este ano, por exemplo, soube-se que o Coaf também andou recebendo informações de movimentações suspeitas de funcionários do Poder Judiciário de vários estados. Tanto é que, por conta disso, no início do ano, a confusão foi grande.

Mas isso, infelizmente, a senhora não tem como interceder porque se trata de outro poder, onde a fiscal é a doutora Eliana Calmon.


Por falar em interceder...

Dona Dilma Jane, o Coaf não precisa de luxo, vinhos Cheval Blanc ou coisa que o valha. Só quer ampliar o seu quadro de homens e mulheres capacitados para fisgar aqueles que fazem lavagem de dinheiro obtido ilegalmente.

É de se estranhar que um órgão tão importante esteja com a mesma estrutura desde 2004, como diz Antonio Gustavo Rodrigues.

Enquanto isso, a gente vê por aí a criação de ministérios só para que tendências do PT ou integrantes de partidos aliados possam desfilar de carro oficial.


Ah, dona Dilma Jane, se levarmos ao pé da letra, há tantas estruturas que podem ser reduzidas a um departamento do tamanho do Coaf ou menor até. Essa cartinha também poderia ficar por aqui.

Mas, ficaria incompleta se não lhe desejasse um feliz Dia das Mães.
À senhora, à sua filha e a todas as brasileiras.

Em especial, às bravas mães dos servidores do Coaf.
Feliz Dia das Mães a todas!

Denise Rothenburg Correio Braziliense
Ô, filha, veja o Coaf