"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 27, 2009

DESIGUALDADE : RENDA E CAMPO



Crédito/www.carlosabicalil.com.br
RIO -

Estudioso da desigualdade de renda e no campo há mais de 40 anos, com pós-doutorado na Universidade de Yale e da Califórnia, o professor do Instituto de Economia da Unicamp e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, Rodolfo Hoffmann fez as contas e constatou que a desigualdade brasileira só chegará a níveis razoáveis em, no mínimo 20 anos, tomando por base o ritmo mais intenso da melhoria na distribuição de renda de 2001 a 2008.
 

É o que mostra a entrevista concedida à jornalista Cássia Almeida, publicada na edição deste domingo, no Globo. 

Para Rodolfo Hoffman, uma reforma da Previdência seria mais eficiente no combate à má distribuição de renda do que a reforma agrária, mas ele frisa que é a favor dela.
 

Citado na bibliografia dos maiores especialistas de desigualdade no Brasil, o também econometrista Hoffmann identificou um erro do IBGE no cálculo da desigualdade no campo.

Na época, o censo agropecuário, divulgado pelo IBGE em setembro, mostrara alta na desigualdade na ocupação da terra.

O estudioso, mesmo sem os dados originais que geraram as tabelas da pesquisa, acertou o cálculo e o IBGE soltou uma errata. 

Na verdade, a desigualdade tinha ficado estagnada.
 

Quais os fatores que explicam a queda da desigualdade de renda que vem desde 2001?
RODOLFO HOFFMANN:

Os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada anualmente pelo IBGE, mostram uma queda sistemática da desigualdade da distribuição da renda domiciliar per capita no Brasil desde 2001.

No mercado de trabalho, observa-se que há clara tendência de queda desde 1995.

O crescimento real do salário mínimo a partir de 1996 certamente contribuiu para isso. De 1999 a 2008 o valor real do mínimo aumentou 61%.

Além de condicionar as remunerações mais baixas no mercado de trabalho, é o piso das aposentadorias e é, também, o valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada), paga aos idosos de famílias pobres.

Não há dúvida de que a criação e expansão dos programas de transferências de renda, como o Bolsa Escola e, depois, o Bolsa Família, contribuíram para a redução da pobreza e da desigualdade.

O crescimento da escolaridade das pessoas ocupadas e a menor diferença entre rendas de moradores das capitais e do interior, ou de áreas urbanas e áreas rurais também influenciaram.

Em caráter mais especulativo, podemos perguntar até que ponto essas mudanças no ambiente sócio-econômico são consequências de longo prazo da redemocratização do país e da estabilidade monetária.
 

Qual o papel da redemocratização e da estabilidade monetária na queda da desigualdade?
 

HOFFMANN:

Hoje, quando um economista analise a mudança na distribuição da renda no Brasil entre 2001 e 2008, é razoável que ele considere apenas os fatores que afetam o mercado de trabalho e as transferências governamentais, pois não houve, nesse período, uma modificação drástica no sistema político.
Veja íntegra da entrevista na edição do GLOBO Digital (conteúdo exclusivo para assinantes)
 

Camuflados :
Se, observar-mos, todos os estudos sobre as evoluções de diversos setores da economia brasileira, constatamos que a política adotada pelo filho... do Brasil , foi a frase que era repetida pelo saudoso chacrinha, ou seja :
NO BRASIL NADA SE CRIA TUDO SE COPIA.


NA ESCALA(MERDA) SOCIAL DO LULA : O POVO


DEUS

Deus não pode ser uma pessoa séria

Regozijar-se com a vida é o caminho que leva a Deus.

Vá até Deus dançando,
vá até Deus rindo, vá até Deus cantando!

Deus já deve estar cansado de seus santos sérios.

Durante séculos, esses sujeitos estúpidos...
 
Ou ele deve ter cometido suicídio,
vendo todos esses santos —
não consigo ter imagens deles em meu quarto —,
ou deve ter enlouquecido,
ou fugido.

Se você olha para a vida,
se essa vida é uma criação de Deus,
se essa vida é a expressão de Deus,
então ele é um Deus dançante,
cheio de flores e fragrância, cheio de canções —
muito criativo, sensível —,
cheio de música...

Se essa vida é alguma prova —
e além dela não há outra prova —,
então Deus não pode ser uma pessoa séria.

Osho, em "Meditações Para a Noite"
Imagem por heine(ken)