"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 31, 2010

A CÉREBRO SEM FILTRO E O SEM VERGONHA -

http://www.estadao.com.br/fotos/dilma(9).JPG

Yala Sena, Portal Terra
TERESINA -
O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu afirmou neste domingo, em Parnaíba (PI), que o PT prioriza a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) para o governo de São Paulo. Segundo ele, a decisão deve sair nos próximos dias.

"Se ele (Ciro) sair candidato a Presidência, e não for ao governo do São Paulo, vamos lançar o senador (Aloizio) Mercadante (PT-SP)", afirmou.

Dirceu afirmou também que a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é "irreversível". Convidado especial para participar da caravana dos 30 anos do PT no Piauí, Dirceu disse que a eleição de Dilma será o terceiro mandato de Lula e mandou um recado para os adversários: "eles vão ter que nos engolir".

"Já que o Lula não pode exercer o terceiro mandato. Vamos dar o terceiro mandado a Dilma Rousseff", afirmou.

EM DAVOS - SÓ FALTOU O PARLAPATÃO

 Depois que a Elite Financeira do Primeiro Mundo, EUA, Europa e Japão, desfilaram em suas limusines e bebericaram  Champagne Francês, e forjaram discutir problemas que assolam o Planeta . CONCLUIRAM : 
Associated Press
DAVOS - 
O maior encontro mundial de líderes empresariais e governamentais fechou as portas neste domingo, 31, com um amplo acordo de que uma frágil recuperação está em curso, mas sem consenso sobre o que irá sustentar o crescimento do emprego e evitar outro derretimento da economia mundial.

Em um grupo de grandes egos e muitas figuras poderosas participantes do Fórum Econômico Mundial, houve até alguma humildade e a percepção de que a superação da crise financeira global é um território desconhecido.

O encontro de cerca de 2.500 vips nessa estância suíça teve muitos debates inspirados sobre como mais regulação é necessária para o setor financeiro, como atacar o desemprego global e a busca de formas para garantir que a recuperação nascente seja mantida em 2010.

O presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, afirmou que o pior da crise já havia sido administrado "com razoável sucesso", porém os tomadores de decisão teriam agora uma escolha difícil:

"Nós devemos nos arriscar mais em busca de uma força criativa para o crescimento, ou nós devemos focar em segurança?"

Peter Sands, CEO do Britain's Standard Chartered Bank, disse que o balanço adequado deve se ancorar "entre construir um sistema bancário mais seguro e um sistema financeiro que possa suportar uma dose de dinamismo e criatividade".

"Erre por um lado e teremos o risco de uma nova crise, erre pelo outro e vamos enfraquecer a retomada e reduzir as chances de criarmos novos empregos", disse. Sands também afirmou que todos devem ter "um grau de humildade sobre o que nós sabemos atualmente e o quão confiantes podemos ser".
 Conlusão final : N A D A 

COTURNO NOTURNO - DESCAMUFLA PESQUISA VOX POPULI

http://www.abril.com.br/imagem/serra-dilma-436.jpg
 ACESSE :

INFRAERO R$991,8 MILHÕES-SUPERFATURADOS(ROUBADOS)


A Polícia Federal apontou superfaturamento de R$ 991,8 milhões nas obras de dez aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) - Corumbá, Congonhas, Guarulhos, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Macapá, Uberlândia, Vitória e Santos Dumont.
Todas as obras foram contratadas durante o primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006.

Relatório final da Operação Caixa Preta sustenta que o desvio é resultado de um esquema de fraudes em licitações arquitetado pela cúpula da estatal na administração Carlos Wilson, que presidiu a Infraero naquele período.

Ex-deputado, ex-senador e ex-governador de Pernambuco (1990),
Carlos Wilson foi filiado à antiga Arena, ao PMDB, ao PSDB e, por último, ao PT.

Ele morreu em abril de 2009, aos 59 anos, vítima de câncer.

Os principais assessores de Wilson no comando da Infraero foram enquadrados pela PF: Josefina Valle de Oliveira Pinha, ex-advogada-geral do Senado que exerceu a função de superintendente jurídica da estatal; Adenahuer Figueira Nunes, ex-diretor financeiro, e Eleuza Lores, ex-diretora de engenharia
o indiciamento de Eleuza foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça.

DOAÇÃO OCULTA OU CURRUPÇÃO?

caixadois
A cerca de nove meses das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral deixou claro que pretende endurecer as regras de financiamento de campanhas.   

Para atender a esta finalidade, a corte concebeu um conjunto de normas inovadoras, todas elas previstas em resolução que tem como objetivo regulamentar as doações para candidatos e partidos políticos no pleito deste ano. 

O pacote, que ainda precisa ser votado no plenário do próprio tribunal, inclui iniciativas como o estabelecimento de um teto menor de gastos nas campanhas, a redução do prazo para a entrega das prestações de contas dos candidatos e o estímulo às pequenas doações por meio da internet.   

Mas o destaque fica por conta da obrigatoriedade de identificação da fonte do dinheiro repassado aos candidatos pelos comitês partidários.   

A chamada doação oculta é a verdadeira caixa-preta do modelo atual. Como forma de evitar associações diretas com candidatos específicos, parte das grandes empresas tem preferido doar substanciais quantias para os comitês, deixando para tais instâncias a responsabilidade de destinar o dinheiro para o candidato. 

Assim, nas relações de receitas encaminhadas ao TSE, entre uma e outra doação, em geral de menor porte, identificada, a origem de grandes quantias era explicada, simplesmente, como repasses dos comitês.   

É esta questionável prática o alvo principal das alterações que a Justiça Eleitoral tenta viabilizar. 

É evidente que a ação do TSE, ainda que um esforço louvável no sentido de proteger a esfera política do sequestro por interesses privados, é uma resposta tardia aos escândalos de caixa 2 que macularam o jogo do poder no país recentemente.   

A contabilidade paralela se tornou uma prática tão difundida e alheia a colorações partidárias que muitos líderes políticos admitem nos bastidores que, se não a fizerem, perderão competitividade nas eleições.

"CUMPANHÊRO" EM APUROS

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/images/LulaChavezAtoLacerdaEfe.jpg
Agência Brasil
BRASÍLIA -
A crise política, econômica e social na Venezuela é observada com preocupação e cautela pelos negociadores brasileiros. 

A orientação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que todos os setores se preparem para ampliar o apoio ao país vizinho e assim evitar o agravamento das tensões. 

O objetivo é conter o risco de desagregação e desmantelamento das instituições no governo do presidente Hugo Chávez.

Analistas internacionais avaliam que, sob pressão, a tendência é de Chávez
intensificar sua campanha anti-Estados Unidos na tentativa de reduzir o foco das atenções sobre os problemas internos da Venezuela e buscar responsáveis externos para a crise. 

Porém, o governo brasileiro evitará conflitos e oficialmente afirmará que as questões do presidente venezuelano são de ordem interna.