"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 04, 2010

MODUS OPERANDI DOS PTRALHAS (RETROSPECTIVA) ENTENDENDO 0 MOMENTO DA INFORMAÇÃO

PETROBRAS INTIMIDA A IMPRENSA


 
   
      A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta seu repúdio pela atitude antiética e esquiva com que a Petrobras vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros, em particular por O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, que nas últimas semanas publicaram reportagens sobre evidências de irregularidades e de favorecimento político em contratos assinados pela estatal e suas controladas.
   
      Numa canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas, a empresa criou um blog no qual divulga as perguntas enviadas à sua assessoria de imprensa pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes.
   
      Como se não bastasse essa prática contrária aos princípios universais de liberdade de imprensa, os e-mails de resposta da assessoria incluem ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um “tratamento adequado”.
   
      Tal advertência intimidatória, mais que um desrespeito aos profissionais de imprensa, configura uma violação do direito da sociedade a ser livremente informada, pois evidencia uma política de comunicação que visa a tutelar a opinião pública, negando-se ao democrático escrutínio de seus atos.
   
      Brasília, 8 de junho de 2009
      Júlio César Mesquita
      Vice-Presidente da ANJ
      Responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão 

BOLSA MÍDIA

Para se ter idéia do tamanho da coisa: em 2003, a Presidência da República anunciava em menos de 500 veículos. Em 2009, o número passou para 5.297 veículos, ou seja, houve aumento de 961%. Repetindo: ao tomar posse, os comerciais do petista atingiam 21 TVs e 270 rádios.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o governo Lula está fazendo um arrastão e comprando a mídia de segundo e terceiro escalões com o objetivo de extinguir a Oposição e reinar isolado em um sistema autoritário e populista. Não é por acaso que o esquema está sendo comparado ao esquema de propaganda do governo nazista, executado por Goebbels.

"Este Franklin Martins é o Goebbels de hoje. A mentira repetida se torna verdade, afirmou da tribuna do Senado o senador Mão Santa, do Piauí. “Nem Hitler, nem Goebbels fizeram um esquema publicitário desses. Esta é a verdade. Bolsa-Mídia de Lula! Este Franklin Martins é muito mais afoito do que o Goebbels. O Duda [Mendonça] era fichinha", acrescentou o senador
Melhor visualizado em :
CAMUFLADOS

UMA NOTÍCIA QUE (NÃO)INTERESSA E DE (IN)UTILIDADE PÚBLICA


Logo Agência Estado

Lula está em férias em Salvador e aproveitou a praia nesta segunda-feira


Quatro dias depois de chegar à Base Naval de Aratu, na praia de Inema, em Salvador, para alguns dias de descanso na virada do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfim, apareceu na praia. Acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia, e pelo general Gonçalves Dias, responsável pela segurança do presidente, além de familiares, Lula chegou, por volta das 10h50, à área mais remota da praia, a cerca de um quilômetro do local onde civis têm acesso - o píer da Praia de São Tomé do Paripe, no subúrbio ferroviário da capital baiana, em torno de 40 quilômetros do centro da cidade.


O céu estava nublado, mas isso não desestimulou o presidente, vestido com uma sunga azul, de dar um mergulho no mar. De chapéu e vestido branco, Marisa não acompanhou Lula: ficou em uma mesa, instalada sob um toldo, conversando com duas mulheres.
Às 11h20, quando começou a chover na região, o presidente deixou o mar e se juntou à primeira-dama. Logo ao chegar à mesa, pegou uma lata em uma caixa de isopor colocada ao lado e foi conversar com os presentes.
De sunga azul, Lula passeia pela praia
Márcio Fernandes/AE
De sunga azul, Lula passeia pela praia


Cerca de 20 minutos depois, o presidente voltou ao mar - mesmo sendo possível escutar, da praia, uma série de trovões. Ficou por mais 15 minutos na água até voltar à areia. Tomou uma chuveirada na ducha da praia e voltou à mesa - onde ficou, descontraidamente, até as 12h30, quando o grupo deixou a praia. Foi Lula quem levou o isopor de volta, na cabeça, às instalações da base naval. 
Melhor visualizado em :
CAMUFLADOS

AUTORIDADE, GESTÃO E DIPLOMA FAJUTOS.

 FAJUTO : 
adj., Brasil, gír.,
de má qualidade;
que não é autêntico;
falso;
cafona;


O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo divulgada nesta segunda-feira, que a fama de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é autoritária e mandona tem origem em preconceitos contra a mulher. "É que uma mulher, quando tem autoridade, normalmente é vista como mandona. Ela tem autoridade e, na minha opinião, exerce essa autoridade de maneira muito correta", disse Tarso. "Como existe semeada na sociedade uma série de preconceitos em relação à mulher, logo a indicam como mandona."
 

Segundo o ministro, Dilma tem três condições para alavancar sua candidatura: apoio forte do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como cabo eleitoral e capacidade de gestão. "No momento que o debate político começar efetivamente, no momento em que a televisão começar a funcionar, vamos ver a realidade de cada candidatura", disse.
 
Melhor visualizado em :
C A M U F L A D O S

VOCÊ ESTÁ AQUI?



Chame seu próprio nome, de manhã, à tarde e à noite. Sempre que se sentir sonolento, chame seu próprio nome.

Não apenas chame, mas responda em voz alta. Não tenha medo dos outros. você já o teve suficientemente; eles já o assassinaram através do medo.

Mesmo na rua, no mercado, não tenha medo. Chame seu próprio nome: "Teertha, você está aqui?" E responda: "Sim, senhor".

Osho, em "O Livro Orange"
Imagem por Leeni!


Melhor visualizado em :
C A M U F L A D O S

ELEIÇÕES/2010 - VERBA PARA "TURISMO" , MAIS UMA TRAMÓIA PARLAMENTAR


Parlamentares apresentaram 1.350 emendas no valor total de R$ 1,7 bilhão para o Ministério do Turismo para o Orçamento de 2010. A pasta tem uma verba destinada a financiar eventos de promoção de turismo sem licitação. A Controladoria-Geral da União (CGU) contabilizou R$ 679,5 milhões para custear festas e shows em 2010, contra R$ 32,5 milhões da proposta original do ministério, sem as emendas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo a reportagem, os shows custeados pelo ministério podem servir de palanque aos candidatos às eleições de 2010. O jornal afirma também que o turismo passou de quarto lugar em número de emendas de parlamentares no Orçamento para primeiro.

O FILHO...DO BRASIL SEM PRAZO DE VALIDADE E MELHOR: OBRIGATÓRIO

 Uma medida digna de governo do Filho...do Brasil arrastando o gado(povo) para o pasto das emoções eleitoreiras e a auto canonização. Como a "popularidade"  SUSCINTA A NÚMEROS MANIPULADOS, COMO TUDO NAS AÇÕES DOS PTRALHAS(INFORMAÇÕES QUE SÓ ELES SABEM), com medo do mico do fracasso da assistência espontânea, apela para a massificação e obrigação nas exibições.
EU NÃO VOU ASSISTIR.
NEM OBRIGADO E MUITO MENOS COM CARTÃO VALE CULTURA.(Camuflados)

 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 55 da Medida Provisória no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, DECRETA:
Art. 1o As empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas ou complexos de exibição pública comercial estão obrigadas a exibir, no ano de 2010, obras cinematográficas brasileiras de longa metragem, no âmbito de sua programação, observado o número mínimo de dias e a diversidade dos títulos fixados em tabela constante do Anexo a este Decreto.
Parágrafo único. A obrigatoriedade de que trata o caput abrange salas, geminadas ou não, pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizados em um mesmo complexo, conforme definido por instrução normativa expedida pela Agência Nacional do Cinema - ANCINE.
Art. 2o Os requisitos e condições de validade para o cumprimento da obrigatoriedade de que trata este Decreto, bem como sua forma de comprovação, serão disciplinados em instrução normativa estabelecida pela ANCINE.
Art. 3o A ANCINE, visando promover a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e o aumento da produção, bem como da distribuição e da exibição das obras cinematográficas brasileiras, regulará as atividades de fomento e proteção à indústria cinematográfica nacional, podendo dispor sobre o período de permanência dos títulos brasileiros em exibição em cada complexo em função dos resultados obtidos.
Art. 4o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 30 de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA”

O QUE O PARLAPATÃO(LULA) CAMUFLA

MENTIRA
 
Comentário(Camuflados)
Só mesmo com muitas doses de bebida forte e uma formação de princípios baseados numa política sindical aliada a uma formação rústica, com hábitos de se "sexuar" com animais e parceiro do mesmo sexo(no uso da fôrça), somados aos abusos do poder do cargo no sindicato para "captar" viúvas para...(obs.: relatos do próprio), fazem o Filho... do Brasil ser tão embusteiro na avaliação de seu (des)governo.
No que diz respeito a minhão opinião, o Filho... do Brasil depois de eleito realmente fez de Brasília o seu corsário e como nunca na istoria deztepaiz o fêz à  "cara" de seu governante,  alianças das mais espúrias com o único objetivo do poder continuado e a instituição legalizada da corrupção generalizada.
Como o tempo é o senhor da razão, aos poucos o que é "camuflado" e negado pelo parlapatão Filho...doBrasil,  a verdade é mostrada , leiam :

Elio Gaspari: 
Não foi o PT nem o PSDB, foram os dois

O PROFESSOR Claudio Salm investigou os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1996 e 2002 (anos tucanos) e daí a de 2008 (anos petistas). Ele verificou que a ideia segundo a qual Nosso Guia mudou radicalmente a vida do andar de baixo nacional é propaganda desonesta. Estimando-se que no andar de baixo estejam cerca de 50 milhões de pessoas (25% da população), o que se vê nas três Pnads estudadas por Salm é uma linha de progresso contínuo, sem inflexão petista.

Em 1996, quando Fernando Henrique Cardoso tinha um ano de governo, 48,5% dos domicílios pobres tinham água encanada. Em 2002, ao fim do mandato tucano, a percentagem subiu para 59,6%. Uma diferença de 11,1 pontos percentuais. Em 2008, no mandato petista, chegou-se a 68,3% dos domicílios, com uma alta de 8,7 pontos.
Coisa parecida sucedeu com o avanço no saneamento. Durante o tucanato, os domicílios pobres com acesso à rede de esgoto chegaram a 41,4%, com uma expansão de 9,1 pontos percentuais. Nosso Guia melhorou a marca, levando-a para 52,4%, avançando 11,3 pontos.
O acesso à luz elétrica passou de 79,9% em 1996 para 90,8% em 2002. Em 2008, havia luz em 96,2% dos domicílios pobres.
Esses três indicadores refletem políticas públicas. Indo-se para itens que resultam do aumento da renda e do acesso ao crédito, o resultado é o mesmo.
Durante o tucanato, os telefones em domicílios do andar de baixo pularam de 5,1% para 28,6%. Na gestão petista, chegaram a 64,8% das casas. Geladeira? 46,9% em 1996, 66,1% em 2002 e 80,1% em 2008.
O indicador da coleta de lixo desestimula exaltações partidárias. A percentagem de domicílios pobres servidos pela coleta pulou de 36,9% em 1996 para 64,4% em 2008. Glória tucana ou petista? Nem uma nem outra. O lixo é um serviço municipal.
Nunca antes na história deste país um governante se apropriou das boas realizações alheias e nunca antes na história deste país um partido político envergonhou-se de seus êxitos junto ao andar de baixo com a soberba do tucanato.

OUTRA :
Suely Caldas*
A cotação do presidente Lula está em alta na Europa. Escolhido o "Homem do Ano" pelos jornais Le Monde (francês) e El País (espanhol), o inglês Financial Times (FT) listou-o entre as 50 personalidades que moldaram a primeira década do século 21. Ao justificar a sua escolha, o jornal britânico tratou de dividir o sucesso de Lula com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Sobre sua popularidade, destaca: "O que faz os brasileiros amarem Lula é a baixa inflação" - herança do Plano Real da era FHC. E lembra que, quando oposição, Lula criticou duramente as ações da política econômica do antecessor, "mas foi esperto o suficiente para mantê-las".

Faltou ao FT dizer que no Congresso, nos comícios, nas campanhas eleitorais, nos sindicatos e nas ruas Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) trabalhavam para derrubar, uma a uma, as ações de política econômica que eles trataram de preservar quando chegaram ao governo. Quem viu Lula e o PT em campanha contra as privatizações, com xingamentos agressivos, não o imaginava dois anos depois desautorizando o ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, a tentar reestatizar a Vale. "Não quero que meu governo passe a imagem de que somos contra e vamos desfazer as privatizações", advertiu Lula em 2003.

Mas o FT está certo em cutucar Lula naquilo que ele jamais admitiu e, pior, nega quando fala a respeito. Por mais oposição que tenha praticado antes, nenhum líder político começa a governar seu país com atitudes de ruptura com o que encontrou. "Vamos mudar tudo que está aí", prometiam Lula e companheiros. A expressão não diz nada, é oca, vazia, não especifica o que vai mudar, mas é boa de marketing popular e péssima como mensagem de governo. Deu no que deu em 2002, com o dólar beirando R$ 4 e o risco País chegando a 3 mil pontos.

"Nunca antes na história deste país", continuou Lula depois que virou presidente. Arrogante, esquece que apenas deu continuidade àquilo que herdou. Ele costuma glorificar os avanços de seu governo na área social.

Realmente o Bolsa-Família é um programa social bem-sucedido, elogiado por outros governantes, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas Lula omite que o programa foi criado no governo anterior e que a sua mais genial inventividade - a estrutura de um cadastro das famílias de alcance nacional e o cartão bancário que eliminou a secular e corrupta intermediação dos políticos - foi concebida por uma equipe de economistas, entre eles Ricardo Paes de Barros, que os petistas rotulavam de tucanos neoliberais. 

Na época, o Instituto da Cidadania, ligado ao PT, apresentava ao País um es-drúxulo plano para eliminar a fome, com um fundo alimentado por uma taxa cobrada em gorjetas de restaurantes. Lula podia criticar a quantia de apenas R$ 15 que FHC dispensava às famílias por filho na escola e lembrar, com justiça, que sua gestão elevou o valor e ampliou o cadastro de famílias, mas não é ético tomar a si a autoria do programa, que não lhe pertence.

Ainda na série "nunca antes na história deste país", sua única concessão foi dirigida ao ditador João Baptista Figueiredo, ao afirmar que só o general construiu mais casas do que ele, mas omite e não reconhece um fato bem mais recente vivido na democracia: é o sistema de câmbio flutuante e metas de inflação, criado na gestão Armínio Fraga no Banco Central, e com sabedoria mantido por ele e Henrique Meirelles, que mantém a inflação baixinha e garante sua popularidade.
*Suely Caldas é jornalista e professora de
Comunicação da PUC-Rio
E-mail: sucaldas@terra.com.br)
Encerrando :
Enfim, um pouco da verdade vai assumindo o seu papel e fazendo a devida justiça, e deixando às claras os mentirosos e aproveitadores.