"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 04, 2010

MODUS OPERANDI DOS PTRALHAS (RETROSPECTIVA) ENTENDENDO 0 MOMENTO DA INFORMAÇÃO

PETROBRAS INTIMIDA A IMPRENSA


 
   
      A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta seu repúdio pela atitude antiética e esquiva com que a Petrobras vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros, em particular por O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, que nas últimas semanas publicaram reportagens sobre evidências de irregularidades e de favorecimento político em contratos assinados pela estatal e suas controladas.
   
      Numa canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas, a empresa criou um blog no qual divulga as perguntas enviadas à sua assessoria de imprensa pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes.
   
      Como se não bastasse essa prática contrária aos princípios universais de liberdade de imprensa, os e-mails de resposta da assessoria incluem ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um “tratamento adequado”.
   
      Tal advertência intimidatória, mais que um desrespeito aos profissionais de imprensa, configura uma violação do direito da sociedade a ser livremente informada, pois evidencia uma política de comunicação que visa a tutelar a opinião pública, negando-se ao democrático escrutínio de seus atos.
   
      Brasília, 8 de junho de 2009
      Júlio César Mesquita
      Vice-Presidente da ANJ
      Responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão 

BOLSA MÍDIA

Para se ter idéia do tamanho da coisa: em 2003, a Presidência da República anunciava em menos de 500 veículos. Em 2009, o número passou para 5.297 veículos, ou seja, houve aumento de 961%. Repetindo: ao tomar posse, os comerciais do petista atingiam 21 TVs e 270 rádios.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o governo Lula está fazendo um arrastão e comprando a mídia de segundo e terceiro escalões com o objetivo de extinguir a Oposição e reinar isolado em um sistema autoritário e populista. Não é por acaso que o esquema está sendo comparado ao esquema de propaganda do governo nazista, executado por Goebbels.

"Este Franklin Martins é o Goebbels de hoje. A mentira repetida se torna verdade, afirmou da tribuna do Senado o senador Mão Santa, do Piauí. “Nem Hitler, nem Goebbels fizeram um esquema publicitário desses. Esta é a verdade. Bolsa-Mídia de Lula! Este Franklin Martins é muito mais afoito do que o Goebbels. O Duda [Mendonça] era fichinha", acrescentou o senador
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