"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 05, 2011

Previdência Social não é apenas para aposentadorias ou pensões


Cartilha da Fundação ANFIP mostra benefícios da Previdência Social

A ANFIP e a Fundação ANFIP acaba de lançar na internet a cartilha “Benefícios Sociais 2011”. A cartilha não só esclarece detalhes do funcionamento da Previdência Social como também dá dicas e informações muito úteis sobre tipos de seguros oferecidos, quem está apto a requerer o benefício, quais os valores a que se tem direito, como requerer e muito mais.

Na verdade, a Previdência Social funciona como uma espécie de seguro para os cidadãos. As contribuições para a Previdência oferecem benefícios que protegem não só o segurado, como também sua família, contra perda salarial, temporária ou permanente, em decorrência da exposição do segurado as chamadas situações de risco social.

Alguns desses benefícios todo mundo conhece, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade ou pensão por morte. Mas, quantos de vocês sabiam que os segurados também têm direito a salário-família, auxílio-reclusão ou serviços de reabilitação profissional?

A cartilha “Benefícios Sociais 2011” explica ainda como o chamado Fator Previdenciário acaba reduzindo bastante o cálculo da aposentadoria de todos nós, criando no Brasil uma legião de aposentados que ganham bem menos do que poderiam.

Eletrosul retomará atividades energéticas com operação de complexo eólico

Clique na imagem e veja como funciona

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A., subsidiária da Eletrobras, pretende entregar os primeiros 10 megawatts (MW) de energia eólica produzidos por uma empresa do Sistema Eletrobras no Brasil.

A central fez o encaminhamento nesta sexta-feira (03) ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a Declaração de Atendimento aos Procedimentos de Rede, oficializando a primeira etapa de operação do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.


A energia que será gerada pelo complexo foi comercializada, em dezembro de 2009, no primeiro leilão exclusivo de energia eólica realizado pelo governo federal, e será disponibilizada ao SIN.

O sistema reforçará o sistema elétrico brasileiro, especialmente na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, diminuindo a dependência da energia complementar das usinas termelétricas em períodos de picos de demanda e de estiagem, quando a capacidade de geração das hidrelétricas fica comprometida.


O presidente da estatal, Eurides Mescolotto, comemorou a medida dizendo que o início da operação é um marco histórico importante para a Eletrosul, pois representa o resgate da empresa com a retomada das atividades de geração, que foram privatizadas no fim da década de 90.

A previsão é de que o primeiro parque de usinas esteja em pleno funcionamento até a primeira semana de julho.
O segundo conjunto de usinas deverá ser finalizado e entrar em operação, até o final de agosto, e o terceiro parque gerador, até o final de setembro.

Leia também :
ENERGIA EÓLICA VAI PRODUZIR MAIS QUE BELO MONTE