"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 05, 2011

Previdência Social não é apenas para aposentadorias ou pensões


Cartilha da Fundação ANFIP mostra benefícios da Previdência Social

A ANFIP e a Fundação ANFIP acaba de lançar na internet a cartilha “Benefícios Sociais 2011”. A cartilha não só esclarece detalhes do funcionamento da Previdência Social como também dá dicas e informações muito úteis sobre tipos de seguros oferecidos, quem está apto a requerer o benefício, quais os valores a que se tem direito, como requerer e muito mais.

Na verdade, a Previdência Social funciona como uma espécie de seguro para os cidadãos. As contribuições para a Previdência oferecem benefícios que protegem não só o segurado, como também sua família, contra perda salarial, temporária ou permanente, em decorrência da exposição do segurado as chamadas situações de risco social.

Alguns desses benefícios todo mundo conhece, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade ou pensão por morte. Mas, quantos de vocês sabiam que os segurados também têm direito a salário-família, auxílio-reclusão ou serviços de reabilitação profissional?

A cartilha “Benefícios Sociais 2011” explica ainda como o chamado Fator Previdenciário acaba reduzindo bastante o cálculo da aposentadoria de todos nós, criando no Brasil uma legião de aposentados que ganham bem menos do que poderiam.

Nenhum comentário: