"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 05, 2011

Eletrosul retomará atividades energéticas com operação de complexo eólico

Clique na imagem e veja como funciona

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A., subsidiária da Eletrobras, pretende entregar os primeiros 10 megawatts (MW) de energia eólica produzidos por uma empresa do Sistema Eletrobras no Brasil.

A central fez o encaminhamento nesta sexta-feira (03) ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a Declaração de Atendimento aos Procedimentos de Rede, oficializando a primeira etapa de operação do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.


A energia que será gerada pelo complexo foi comercializada, em dezembro de 2009, no primeiro leilão exclusivo de energia eólica realizado pelo governo federal, e será disponibilizada ao SIN.

O sistema reforçará o sistema elétrico brasileiro, especialmente na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, diminuindo a dependência da energia complementar das usinas termelétricas em períodos de picos de demanda e de estiagem, quando a capacidade de geração das hidrelétricas fica comprometida.


O presidente da estatal, Eurides Mescolotto, comemorou a medida dizendo que o início da operação é um marco histórico importante para a Eletrosul, pois representa o resgate da empresa com a retomada das atividades de geração, que foram privatizadas no fim da década de 90.

A previsão é de que o primeiro parque de usinas esteja em pleno funcionamento até a primeira semana de julho.
O segundo conjunto de usinas deverá ser finalizado e entrar em operação, até o final de agosto, e o terceiro parque gerador, até o final de setembro.

Leia também :
ENERGIA EÓLICA VAI PRODUZIR MAIS QUE BELO MONTE

Nenhum comentário: