"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 16, 2012

SEM MARQUETINGUE ! O brasil marvilha DOS FARSANTES E GERENTONA/FRENÉTICA EXTRAORDINÁRIA DE NADA E COISA NENHUMA II : Apagão da noite de sábado atingiu ao menos seis estados

O apagão que ocorreu na noite de sábado afetou, além de municípios de Rio, 
São Paulo e Minas Gerais, 
Cuiabá 
e regiões de Acre e Rondônia, informou neste domingo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Com isso, sobe para seis o número de estados afetados. 
 
O ONS ainda apura as causas do apagão. Furnas informou que ainda está à espera do relatório do operador e não confirma problemas em sua Subestação de Samambaia, em Goiás, como havia informado ontem a Cemig, concessionária de energia de Minas Gerais.

Pelo menos 2,7 milhões de pessoas ficaram sem luz apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o ONS, apenas durante a semana, após reunião com os demais agentes do setor elétrico, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia, as causas do blecaute serão apresentadas.

No Rio, 26 municípios foram afetados. Na área atendida pela Light, foram 700 mil clientes nos bairros de Campo Grande, 
Cascadura, 
Bonsucesso, 
Penha, 
Jacarepaguá, 
Benfica, 
Vila Isabel, 
Inhaúma, 
Lins de Vasconcelos, 
Santíssimo,
 e nos municípios de Duque de Caxias, 
Mesquita, 
Três Rios, 
Nova Iguaçu.
 Seropédica,
e Belford Roxo. 
 
Segundo a Light, uma anormalidade no sistema interligado do ONS causou perda no suprimento de energia e algumas subestações da companhia foram desligadas por dispositivos automáticos de controle. Segundo a Light, a interrupção ocorreu às 17h55m e começou a ser normalizada às 18h05. Belford Roxo foi a última área a ter a luz restabelecida, às 22h. 
 
Na área de responsabilidade da Ampla, 488 mil clientes ficaram sem energia das 17h45m às 18h25m. Foram 20 municipios atingidos: 
Niterói, 
São Gonçalo, 
Magé, 
Araruama,
 Angra, 
Bom Jesus de Itabapoana, 
Cabo Frio, 
Campos, 
Caxias, 
Iguaba, 
Itaboraí, 
Itaperuna, 
Macaé, 
Maricá, 
Petropolis, 
Resende, 
Rio das Ostras, 
Saquerema, 
Teresópolis e Santo Antônio de Pádua.

Já de acordo com a Eletropaulo, 1,5 milhão de pessoas ficaram às escuras na capital e algumas cidades do interior paulista por pelo menos 20 minutos. A companhia também argumenta que sua rede foi afetada por problema no sistema integrado do ONS. 
Mooca, 
Itaim Paulista, 
Tatuapé, 
Ipiranga, 
Vila Maria, 
Vila Guilherme estão entre os 20 bairros afetados na capital. 
Outros nove municípios, como Diadema, São Bernardo e Taboão da Serra, foram atingidos pela interrupção.

Em Minas, a Cemig registrou falta de luz em 211 municípios. Nas cidades de Belo Horizonte, 
Juiz de Fora, 
Uberlândia, 
Araxá, 
Patos de Minas, 
Ibiá, 
Nova Lima,
Sete Lagoas e Passos o problema foi parcial e nos outros 202 municípios houve suspensão total do fornecimento. 
O problema começou às 17h55 e só foi totalmente resolvido às 20h05.

De acordo com a empresa, o problema ocorreu na Subestação de Samambaia, em Goiás, administrada por Furnas. Nas redes sociais, internautas reclamaram de queda de energia em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ONS informou que às 17h43m o sistema regional de alívio de carga foi ativado, causado por um obstáculo no sistema. E dois minutos depois a energia começou a ser restabelecida.

Especialista aponta possibilidade de problema climático

Problemas climáticos é uma das hipóteses apontadas pelo economista Nivalde de Castro, coordenador Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ, para o apagão que atingiu, pelo menos, seis estados na noite deste sábado.

_ É uma época de situação climática muito adversa. Há uma frente fria avançando pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste. E o sistema elétrico está sujeito a isso.

O especialista não vê relação do apagão com a nova regulação do setor elétrico, determinada na Medida Provisória 579:

Todas as empresas de transmissão aceitaram renovar as concessões, portanto, vão continuar investindo afirmou.Segundo Castro, o Ministério de Minas e Energia está revisando a rede de transmissão de todo o país, principalmente os procedimentos de segurança, depois dos últimos apagões que aconteceram em outubro
 
O Globo 

MAIS UM EVENTO DE GRANDE PORTE DO brasil marvilha da GERENTONA/FRENÉTICA EXTRAORDINÁRIA DE NADA E COISA NENHUMA : Apagão deixou 2,2 milhões às escuras só no Rio de Janeiro de São Paulo



Pelo menos 2,2 milhões de pessoas ficaram sem luz durante parte da noite deste sábado apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo por causa de um apagão, que também atingiu Minas Gerais e, possivelmente, algumas outras regiões do país.

No Rio, 27 municípios foram afetados. Na área atendida pela Light, foram 700 mil clientes nos bairros de Campo Grande, 
Cascadura, 
Bonsucesso, 
Penha, 
Jacarepaguá, 
Benfica, 
Vila Isabel, 
Inhaúma, 
Lins de Vasconcelos, 
Santíssimo, 
e nos municípios de Duque de Caxias, 
Mesquita, 
Três Rios, 
Nova Iguaçu 
e Seropédica e Belford Roxo. 
Segundo a Light, uma anormalidade no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) causou perda no suprimento de energia e algumas subestações da companhia foram desligadas por dispositivos automáticos de controle. Na área Ampla, outros 20 municípios ficaram sem energia, entre eles Niterói, São Gonçalo e Magé. A empresa não informou o número de clientes prejudicados, apenas que a interrupção durou das 17h54 às 18h25.

Já de acordo com a Eletropaulo, 1,5 milhão de pessoas ficaram às escuras na capital e algumas cidades do interior paulista por pelo menos 20 minutos. A companhia também argumenta que sua rede foi afetada por problema no sistema integrado do ONS. Foram atingidos bairros como Mooca, Itaim Paulista, Tatuapé, Ipiranga, Vila Maria, Vila Guilherme e cidades como Diadema, São Bernardo, Taboão da Serra.

Em Minas, a Cemig registrou falta de luz em cidades do Norte e Noroeste do estado. De acordo com a empresa, o problema ocorreu na Subestação de Samambaia, em Goiás, administrada por Furnas. Nas redes sociais, internautas reclamaram de queda de energia em Cuiabá, em Mato Grosso; e em Biguaçu, em Santa Catarina

As causas do apagão ainda não são conhecidas. O ONS informou que às 17h43m o sistema regional de alívio de carga foi ativado, causado por um obstáculo no sistema. E dois minutos depois a energia começou a ser restabelecida.

O comerciante José Ricardo Vieira, de 47 anos, afirmou que parte do Centro e do bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, ficou sem luz. Segundo ele, por causa da falta de energia, os sinais de trânsito na região ficaram em pane e o trânsito teve problemas em toda a região central do município.

Gilberto Miranda, um profissional do submundo da política. Ex-professor de natação, ex-senador fez amigos poderosos, ficou milionário e, agora, deve explicações à Justiça


Um carro antigo sobre o piso de mármore chama a atenção de qualquer visitante. Nas paredes, obras de arte disputam espaço com a decoração espalhafatosa.

Era nessa mansão de 1.422 metros quadrados, no bairro dos Jardins, em São Paulo, que Paulo Vieira, apontado como chefe da quadrilha desbaratada na Operação Porto Seguro, fazia reuniões para negociar a venda de pareceres jurídicos em órgãos federais.

A casa, segundo a Polícia Federal, pertence ao ex-senador Gilberto Miranda, filho de família pobre de São José dos Campos, ex-professor de natação, que se tornou figura influente no mundo político. Afastado do Congresso Nacional desde 2005, teve o nome envolvido em uma série de escândalos, mas jamais perdeu o poder de influenciar decisões em Brasília.

O que se sabia até então sobre a casa das negociatas do grupo de Paulo Vieira era que o local servia de palco para as badaladas festas oferecidas por Miranda a seus amigos. Foi na casa de festas, por exemplo, que o publicitário e apresentador de TV Roberto Justus comemorou os seus 55 anos, em maio de 2010. Miranda e a mulher vivem em outra mansão, também nos Jardins.

A mansão de festas dos Jardins também é usada para hospedar convidados do ex-senador de passagem por São Paulo. A Polícia Federal flagrou dormindo no local, no dia 23 de novembro, quando deflagrou a Operação Porto Seguro, o então diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Tiago Pereira Lima. O flagrante foi fundamental para que Lima fosse denunciado à Justiça pelo crime de corrupção passiva pelo Ministério Público Federal, na última sexta-feira.

O imóvel havia sido negociado em 2006 por R$ 10,8 milhões. Está registrado hoje em nome da Brasil Empreendimentos e Participações Ltda (Braemp), que tem como principal proprietária uma empresa com sede na Holanda. A empresa tem capital social de R$ 103,9 milhões e seu objeto social é a participação em outras empresas.

Esquerda, direita

Desculpem-me por falar na ilha tão seguidamente, mas é que acho que algumas novidades de lá apresentam certo interesse, diante da delicada conjuntura nacional.

É o caso dessas graves questões de direita e esquerda, agora trazidas à baila o tempo todo, para vexatória confusão de grande parte da coletividade e os cidadãos da ilha não são exceção.

A baralhada vem logo de cima, porque o ex-presidente Lula já disse que nunca foi de esquerda, mas agora parece que as coisas mudaram e, no momento, ele é de esquerda e não abre, e quem não está com ele é de direita. Como bem observou Beto Lindo Olhar, num raro momento de exasperação, assim fica difícil até puxar o saco.

Justiça seja feita, a confusão já vem de muito longe.
Lembro o tempo do finado Naninho Balaio, muito mais comunista do que Zecamunista hoje em dia.

Bem verdade que Naninho não regulava bem da ideia e cansou de ir à praia de terno preto e gravata, mas ninguém pode negar que era comunistíssimo e completamente de esquerda, até porque não nasceu canhoto, mas treinou anos a fio e acabou conseguindo fazer tudo com a mão esquerda, só usando a direita em último caso.

Também dizem que aprendeu a falar russo, mas ninguém entendia russo nem nunca apareceu um russo na ilha, de maneira que a controvérsia jamais foi esclarecida.

E também comentam que ele fugiu para Moscou ambicionando embarcar num Sputnik, mas isso é amplamente desmentido pelo fato notório de que acabou seus dias como gerente de um estabelecimento de Nazaré das Farinhas denominado Lupanar do Moura, onde distribuía aos clientes um cartão de visitas: "Hernani M. Balaio Lupanar do Moura Ltda. Mulheres-Damas, buffet ou à la carte."

Nos círculos esportivos, aonde dificilmente os temas políticos são levaos, é bem possível que, entre os veteranos, a noção de esquerda se restrinja à inextinguível recordação de Chupeta, indiscutivelmente o melhor jogador de futebol que todos já viram em ação, não excluindo disso nem Pelé, nem Messi, nem ninguém.

Chupeta lembrava um pouco Maradona, mas isso muito antes de Maradona, que, aliás, ainda que mal me expressando, nunca lhe chegou aos pés. Ele escondia a bola no lado de fora do pé esquerdo e saía ciscando pelo campo, até ficar cara a cara com o goleiro e aí dar um passe para quem vinha de trás.

Não gostava de fazer gols, achava dar o passe mais bonito, bom de assistir. Compadre Edinho, que está aí e não me deixa mentir, e eu nos juntávamos para marcar Chupeta com toda a deslealdade possível e Edinho ainda jogava um bolo de areia na cara dele, mas assim mesmo ele passava. Sem dúvida, para esse setor de opinião, a esquerda é e sempre será Chupeta.

Que mais? Ah, sim, não podem ser esquecidas as implicações religiosas. Como não se ignora, entre as centenas de alcunhas por que se conhece o Inimigo, está a de Canhoto. Ninguém na ilha tem nada contra os canhotos, mas, por exemplo, todo mundo sabe que o feiticeiro e o mandingueiro do Mal, ao firmarem ou confirmarem seus acordos com Satanás, se persignam com a mão esquerda.

Há quem alegue que Padre Ptolomeu, que era de outra paróquia mas veraneou na ilha muito tempo, dava a Bênção dos Canhotos todo ano, borrifando água benta nas crianças canhotas, para ver se elas se recuperavam. Com algumas, funcionava e Mário Gaguinho e Zenóbio Merdinha estão aí mesmo para testemunhar de viva voz, embora enfrentando pequenas dificuldades, porque ambos estão curados do canhotismo, mas ficaram gagos.

Ainda no terreno da fé, a julgar pelo que sempre se disse dos esquerdistas comunistas, eles não devem ser muito boa companhia para o cristão, porque são todos ateus hereges. Hoje em dia o pessoal não liga muito para essas coisas, mas a grande verdade, como lembrou outro dia Ioiô Ranulfo, é que o Santo Papa Pio XII, no tempo sério da missa em latim e do padre de batina, decretou que estava excomungado qualquer um que se misturasse com eles.

E Zecamunista mesmo diz para quem quiser ouvir que não acredita em religião nenhuma, embora haja quem assevere que ele se garante dissimuladamente com Santo Antônio e que, apesar da foice e martelo no boné, o que usa por baixo da camiseta são umas continhas de Ogum ele nega, mas desconversa.

Por aí se vê que grassa forte inquietação entre aqueles que, como Lindo Olhar, querem assumir a postura ideológica correta, seja para exercer o puxa-saquismo com conhecimento de causa, seja para não passar a vergonha da ignorância na frente das visitas. O que é ser de esquerda, afinal? É ser canhoto, é ser a favor do ponta-esquerda como no tempo de Zagallo e Chupeta? É ser herege, quer dizer, tem que ser ateu para apoiar o homem? É ser comunista, o homem é dos comunistas? Por que ninguém aceita ser de direita?

Bonita pergunta! exclamou uma voz roufenha à entrada do Bar de Espanha e ninguém precisou virar o pescoço para saber que, inesperadamente mais uma vez, ali estava Zecamunista. Cuidava-se que se encontrava em sua turnê de pôquer de fim de ano, mas, pelo visto, ele já tinha raspado o dinheiro todo dos parceiros e terminara antes do previsto. Na condição de intelectual e calejado político, certamente daria uma resposta definitiva àquelas dúvidas.

Bonita pergunta, pois me permite um esclarecimento e um conselho prático a todos os conterrâneos que querem subir na vida ensinou ele. Direita no Brasil é xingamento, não pega as mulheres, nada de direita. Meu conselho é o seguinte: não interessa o que vocês pensem ou em quem votem, o importante é ser de esquerda, no máximo de centro, que por sinal é meio mal recebido nas festas do Sul do país.

E ser de esquerda é fácil, é só concordar com tudo o que ele diz e faz. Como não é o meu caso, me vejo obrigado a admitir que hoje em dia sou um comunista de direita, este mundo é cruel.

João Ubaldo Ribeiro

ONDE TEM PARTIDO TORPE TEM ESCÂNDALOS, "INTIMIDADES", PROMISCUIDADES, ROUBALHEIRA ... POBRE BRASIL ASSENHOREADO PELA CANALHA! CAIXA DE PANDORA : Quem privatizou a Petrobras mesmo?

É do balacobaco!

Desde que Sérgio Gabrielli, o buliçoso ex-presidente da Petrobras, deixou a empresa, os esqueletos não param de pular do armário. A presidente Dilma Rousseff o pôs para correr. Ele se alojou na Secretaria de Planejamento da Bahia e é tido como o provável candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner. Dilma, é verdade, nunca gostou dele, desde quando era ministra. A questão pessoal importa menos.

Depois de ler o que segue, é preciso responder outra coisa: o que ela pretende fazer com as lambanças perpetradas na Petrobras na gestão Gabrielli? Uma delas, apenas uma, abriu um rombo na empresa que passa de UM BILHÃO DE DÓLARES. 

Conto os passos da impressionante reportagem de Malu Gaspar na VEJA desta semana. Prestem atenção!

1: Em janeiro de 2005, a empresa belga Astra Oil comprou uma refinaria americana chamada Pasadena Refining System Inc. por irrisórios US$ 42,5 milhões. Por que tão barata? Porque era considerada ultrapassada e pequena para os padrões americanos.

2: ATENÇÃO PARA A MÁGICA – No ano seguinte, com aquele mico na mão, os belgas encontraram pela frente a generosidade brasileira e venderam 50% das ações para a Petrobras. Sabem por quanto? Por US$ 360 milhões! Vocês entenderam direitinho: aquilo que os belgas haviam comprado por US$ 22,5 milhões (a metade da refinaria velha) foi repassado aos “brasileiros bonzinhos” por US$ 360 milhões. 1500% de valorização em um aninho. A Astra sabia que não é todo dia que se encontram brasileiros tão generosos pela frente e comemorou: “Foi um triunfo financeiro acima de qualquer expectativa razoável”.

3 – Um dado importante: o homem dos belgas que negociou com a Petrobras é Alberto Feilhaber, um brasileiro. Que bom! Mais do que isso: ele havia sido funcionário da Petrobras por 20 anos e se transferiu para o escritório da Astra nos EUA. Quem preparou o papelório para o negócio foi Nestor Cerveró, à frente da área internacional da Petrobras. Veja viu a documentação. Fica evidente o objetivo de privilegiar os belgas em detrimento dos interesses brasileiros. Cerveró é agora diretor financeiro da BR Distribuidora.

Calma!
O escândalo mal começou
Se você acha que o que aconteceu até agora já dá cadeia, é porque ainda não sabe do resto.

4 – A Pasadena Refining System Inc., cuja metade a Petrobras comprou dos belgas a preço de ouro, vejam vocês!, não tinha capacidade para refinar o petróleo brasileiro, considerado pesado. Para tanto, seria preciso um investimento de mais US$ 1,5 bilhão! Belgas e brasileiros dividiriam a conta, a menos que…

5 – … a menos que se desentendessem! Nesse caso, a Petrobras se comprometia a comprar a metade dos belgas — aos quais havia prometido uma remuneração de 6,9% ao ano, mesmo em um cenário de prejuízo!!!

6 – E não é que o desentendimento aconteceu??? Sem acordo, os belgas decidiram executar o contrato e pediram pela sua parte, prestem atenção, outros US$ 700 milhões. Ulalá! Isso foi em 2008. Lembrem-se que a estrovenga inteira lhes havia custado apenas US$ 45 milhões! Já haviam passado metade do mico adiante por US$ 360 milhões e pediam mais US$ 700 milhões pela outra. Não é todo dia que aparecem ou otários ou malandros, certo?

7 – É aí que entra a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, então presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Ela acusou o absurdo da operação e deu uma esculhambada em Gabrielli numa reunião. DEPOIS NUNCA MAIS TOCOU NO ASSUNTO.

8 – A Petrobras se negou a pagar, e os belgas foram à Justiça americana, que leva a sério a máxima do “pacta sunt servanda”. Execute-se o contrato. A Petrobras teve de pagar, sim, em junho deste ano, não mais US$ 700 milhões, mas US$ 839 milhões!!!

9 – Depois de tomar na cabeça, a Petrobras decidiu se livrar de uma refinaria velha, que, ademais, não serve para processar o petróleo brasileiro. Foi ao mercado. Recebeu uma única proposta, da multinacional americana Valero. O grupo topa pagar pela sucata toda US$ 180 milhões.

10 – Isto mesmo: a Petrobras comprou metade da Pasadena em 2006 por US$ 365 milhões; foi obrigada pela Justiça a ficar com a outra metade por US$ 839 milhões e, agora, se quiser se livrar do prejuízo operacional continuado, terá de se contentar com US$ 180 milhões. Trata-se de um dos milagres da gestão Gabrielli: como transformar US$ 1,199 bilhão em US$ 180 milhões; como reduzir um investimento à sua (quase) sétima parte.

11 – Graça Foster, a atual presidente, não sabe o que fazer. Se realizar o negócio, e só tem uma proposta, terá de incorporar um espeto de mais de US$ 1 bilhão.

12 – Diz o procurador do TCU Marinus Marsico: “Tudo indica que a Petrobras fez concessões atípicas à Astra. Isso aconteceu em pleno ano eleitoral”.

13 – Dilma, reitero, botou Gabrielli pra correr. Mas nunca mais tocou no assunto.

Encerro
Durante a campanha eleitoral de 2010, o então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, fez propaganda de modo explícito, despudorado. Chegou a afirmar, o que é mentira descarada, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante a sua gestão, tinha planos de privatizar a Petrobras.

Leram o que vai acima?
Agora respondam:
quem privatizou a Petrobras?
E noto, meus caros:
empresas privadas não são tratadas desse modo porque seus donos ou acionistas não permitem.

A Petrobras, como fica claro, foi privatizada, sim, mas por um partido.
Por isso, foi tratada como se fosse terra de ninguém.


Colado do Original de