"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 16, 2012

SEM MARQUETINGUE ! O brasil marvilha DOS FARSANTES E GERENTONA/FRENÉTICA EXTRAORDINÁRIA DE NADA E COISA NENHUMA II : Apagão da noite de sábado atingiu ao menos seis estados

O apagão que ocorreu na noite de sábado afetou, além de municípios de Rio, 
São Paulo e Minas Gerais, 
Cuiabá 
e regiões de Acre e Rondônia, informou neste domingo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Com isso, sobe para seis o número de estados afetados. 
 
O ONS ainda apura as causas do apagão. Furnas informou que ainda está à espera do relatório do operador e não confirma problemas em sua Subestação de Samambaia, em Goiás, como havia informado ontem a Cemig, concessionária de energia de Minas Gerais.

Pelo menos 2,7 milhões de pessoas ficaram sem luz apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o ONS, apenas durante a semana, após reunião com os demais agentes do setor elétrico, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia, as causas do blecaute serão apresentadas.

No Rio, 26 municípios foram afetados. Na área atendida pela Light, foram 700 mil clientes nos bairros de Campo Grande, 
Cascadura, 
Bonsucesso, 
Penha, 
Jacarepaguá, 
Benfica, 
Vila Isabel, 
Inhaúma, 
Lins de Vasconcelos, 
Santíssimo,
 e nos municípios de Duque de Caxias, 
Mesquita, 
Três Rios, 
Nova Iguaçu.
 Seropédica,
e Belford Roxo. 
 
Segundo a Light, uma anormalidade no sistema interligado do ONS causou perda no suprimento de energia e algumas subestações da companhia foram desligadas por dispositivos automáticos de controle. Segundo a Light, a interrupção ocorreu às 17h55m e começou a ser normalizada às 18h05. Belford Roxo foi a última área a ter a luz restabelecida, às 22h. 
 
Na área de responsabilidade da Ampla, 488 mil clientes ficaram sem energia das 17h45m às 18h25m. Foram 20 municipios atingidos: 
Niterói, 
São Gonçalo, 
Magé, 
Araruama,
 Angra, 
Bom Jesus de Itabapoana, 
Cabo Frio, 
Campos, 
Caxias, 
Iguaba, 
Itaboraí, 
Itaperuna, 
Macaé, 
Maricá, 
Petropolis, 
Resende, 
Rio das Ostras, 
Saquerema, 
Teresópolis e Santo Antônio de Pádua.

Já de acordo com a Eletropaulo, 1,5 milhão de pessoas ficaram às escuras na capital e algumas cidades do interior paulista por pelo menos 20 minutos. A companhia também argumenta que sua rede foi afetada por problema no sistema integrado do ONS. 
Mooca, 
Itaim Paulista, 
Tatuapé, 
Ipiranga, 
Vila Maria, 
Vila Guilherme estão entre os 20 bairros afetados na capital. 
Outros nove municípios, como Diadema, São Bernardo e Taboão da Serra, foram atingidos pela interrupção.

Em Minas, a Cemig registrou falta de luz em 211 municípios. Nas cidades de Belo Horizonte, 
Juiz de Fora, 
Uberlândia, 
Araxá, 
Patos de Minas, 
Ibiá, 
Nova Lima,
Sete Lagoas e Passos o problema foi parcial e nos outros 202 municípios houve suspensão total do fornecimento. 
O problema começou às 17h55 e só foi totalmente resolvido às 20h05.

De acordo com a empresa, o problema ocorreu na Subestação de Samambaia, em Goiás, administrada por Furnas. Nas redes sociais, internautas reclamaram de queda de energia em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ONS informou que às 17h43m o sistema regional de alívio de carga foi ativado, causado por um obstáculo no sistema. E dois minutos depois a energia começou a ser restabelecida.

Especialista aponta possibilidade de problema climático

Problemas climáticos é uma das hipóteses apontadas pelo economista Nivalde de Castro, coordenador Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ, para o apagão que atingiu, pelo menos, seis estados na noite deste sábado.

_ É uma época de situação climática muito adversa. Há uma frente fria avançando pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste. E o sistema elétrico está sujeito a isso.

O especialista não vê relação do apagão com a nova regulação do setor elétrico, determinada na Medida Provisória 579:

Todas as empresas de transmissão aceitaram renovar as concessões, portanto, vão continuar investindo afirmou.Segundo Castro, o Ministério de Minas e Energia está revisando a rede de transmissão de todo o país, principalmente os procedimentos de segurança, depois dos últimos apagões que aconteceram em outubro
 
O Globo 

Nenhum comentário: