"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 04, 2014

"NOVA POLÍTICA" DA PARECE QUE É MAS NÃO É, MAS SIM DO PADRÃO COPIA-E-COLA. OU SEJA: MAIS UMA SEM IDENTIDADE PRÓPRIA. No rádio, Marina se compara a Lula ao comentar ataques de rivais


A alta de Marina Silva (PSB) nas pesquisa de intenção de voto continua provocando embate nos programas eleitorais. Nesta quinta-feira, no rádio, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) fizeram críticas à candidata. Do outro lado, Marina se defendeu. Em seu programa no início da tarde, ela criticou a atitude dos rivais e fez até uma menção a Lula.

“No rádio e na TV, os adversários de Marina partiram para o ataque. Mas Marina está vacinada contra ataques”, disse uma voz no programa, para depois passar a palavra para a própria candidata.

Eu vi muita gente desqualificando o Lula. O intelectual tinha que dar o aval para o operário se colocar como presidente da república — disse a ex-senadora — Esqueceram muito rápido do que nós tivemos que passar, mas eu não esqueci, o povo brasileiro não esqueceu.

O programa petista usou falas do debate para passar a ideia de que “Dilma é candidata mais preparada e mais segura”. Em um momentos, a propaganda sugere que Dilma mostrou no debate que para ser presidente “é preciso mais do que fala mansa e palavreado difícil", uma alfinetada em Marina. Logo em seguida, entra uma gravação do debate na qual Dilma critica o valor total das das promessas de Marina.

Não basta de dizer que vai fazer uma lista de coisas sem dizer de onde vem o dinheiro — afirmou a petista.

Já o programa de Aécio voltou a usar gravação onde o tucano se apresenta como opção de mudança mais segura que a ex-senadora.

— É preciso ter equipe, ideias testadas e, principalmente, força política — disse Aécio. Aliados como Beto Richa e José Serra gravaram mensagens pedindo votos para o presidenciável.— Aécio é a força que o Brasil precisa para melhorar, para mudar para voltar a crescer — afirmou Richa.

No fim, Aécio convidou os ouvintes a “refletir”: 

O nosso caminho é o caminho da coerência, dos quadros qualificados, da experiencia à frente do governo de Minas. Pensem e reflitam, e eu tenho certeza, vocês vão escolher o melhor caminho para o Brasil — pediu.

OUTRA GATO POR LEBRE OU ME ENGANA QUE EU GOSTO? Britânico ‘Financial Times’ questiona terceira via proposta por Marina Silva. Jornal alerta que candidata é ‘pouco conhecida’, mas não necessariamente diferente dos demais


O jornal inglês “Financial Times” publicou um texto, nesta quarta-feira, em que qualifica a candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) como uma desconhecida, porém, não necessariamente diferente, como ela vem se intitulando em sua campanha para uma “terceira via para a política brasileira”. A análise foi divulgada na coluna “Lex”, renomada na publicação, que costuma cobrir, com análises e opiniões, assuntos econômicos e financeiros do mundo.
A coluna diária do primeiro caderno do jornal inicia a análise da presidenciável chamando-a de “a ambientalista filha de um seringueiro da Amazônia” que está “intimidando tudo em seu caminho”, em referência às recentes pesquisas de intenção de voto que apontam sua chance de vencer nas eleições nacionais e bater a candidatura da atual mandatária, Dilma Rousseff (PT).

A publicação aponta ainda que a o Índice Bovespa aumentou 17%, que as ações da Petrobras cresceram um quarto, e que o preço de mercado do Banco do Brasil cresceu um terço desde que Marina passou a disputar as eleições. No entanto, o texto avalia as duas companhias como “medíocres”, apesar da promessa de Marina de praticar menos interferência estatal. 

A coluna também ressalva que uma possível gestão da candidata “verde” precisará resolver os históricos problemas estruturais do país.

Isso porque, depois de uma década de crescimento, recorda o texto, a economia brasileira está “engatinhando” com meros 0,5% neste ano, segundo previsões do Banco Central. “Inflação, corrupção e a má gestão das empresas estatais estão mais aparentes agora que o crescimento e as commodities, que antes impulsionaram a economia e agora estão desacelerando”, diz o jornal. 

A publicação ressalta que estas avaliações devem amortecer as expectativas de que o país tenha uma recuperação semelhante a que foi vista na Índia, outro país emergente, após a eleição de Narendra Modi neste ano.

Já a candidata do PT é descrita como ruim para o setor energético. O motivo seria o controle de preços ditado pelo governo federal, introduzido para limitar a inflação. O texto encerra com o alerta de que ainda não se conhece bem quem é Marina Silva, e que “todos os governos no Brasil, uma vez no poder, foram tentados a utilizar empresas estatais para controlar a inflação”.

O Globo