"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 10, 2012

brasil marvilha "CONSUMISTA" E SEM "MARQUETINGUE" : Bancos atormentam BC

O discurso oficial do Banco Central é que tudo vai bem no sistema financeiro brasileiro e que os bancos pequenos e de médio porte "estão sólidos", nas palavras do seu presidente, Alexandre Tombini.. Mas o alerta amarelo já está aceso no prédio da autoridade monetária no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, que está olhando os balanços dessas instituições com lupa.

A intervenção anunciada no banco Cruzeiro do Sul no início da semana somou-se a outros casos de quebradeira e intervenção em pelo menos cinco instituições nos últimos dois anos — Panamericano, Matone,
Morada,
Oboé,
Schahin
e Prosper — este último foi adquirido justamente pelo Cruzeiro do Sul em dezembro de 2011.
Outras devem engrossar a lista nos próximos meses.

O caso mais rumoroso foi o do Panamericano, que pertencia ao empresário Silvio Santos, e foi comprado pelo BTG Pactual, no início de 2011. Logo depois, o Morada sofreu intervenção do BC. Sem compradores, foi liquidado. Já o Matone foi adquirido pelo grupo JBS, do setor de agronegócios. O Schain foi parar nas mãos do mineiro BMG.

Em comum entre os bancos que tiveram problemas está o nicho que exploraram na última década, basicamente, do crédito ao consumidor — para financiamento de bens e refinanciamento de veículos e o empréstimo consignado. Setor em que a inadimplência está em alta.

Para o mercado e técnicos do BC, o modelo dessas instituições que sobrevivem apenas da concessão de crédito está esgotado, e os problemas só tendem a aparecer daqui para frente.

Correio Braziliense

BRASIL ASSENHOREADO - Contribuinte paga a cooptação

A ampla e eclética aliança político-partidária instituída por Lula a partir de 2003, no início de seus oito anos de poder, foi sedimentada com a farta distribuição de postos no primeiro escalão entre políticos da base parlamentar do governo.

Foram dois mandatos sem grandes sustos no Congresso, com exceção do fim da CPMF, no Senado, no final de 2007, quando ficou provado que, apesar de todo o controle exercido pelo Planalto sobre o Legislativo, existia espaço para o êxito de pressões legítimas da sociedade.

O grupo que chegou com Lula ao Planalto também colocou em prática um plano de manipulação da máquina e recursos públicos para retribuir apoio a aliados e como instrumento de cooptação. Organizações como o MST (sem-terra) e similares passaram a ter grande influência no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra, num estranho modelo de "privatização" de segmentos do Estado. O mesmo aconteceu no Ministério do Trabalho, cedido a sindicatos.

Preparou-se o terreno para desvios de vários tipos. Não são poucos os casos de evidências do gasto de verbas públicas para financiar até mesmo manifestações violentas de sem-terra. No caso do Trabalho, há informações consistentes sobre a montagem de uma indústria de criação de sindicatos na gestão do pedetista Carlos Lupi, forma de se ter acesso ao dinheiro fácil do imposto sindical.

O próprio Lula, no final do segundo mandato, reconheceu oficialmente as centrais sindicais, permitindo-lhes também receber parte desses recursos, indo contra o que pregara a partir do final da década de 70, quando era a favor da desmontagem do aparato varguista na área trabalhista. Faria o contrário décadas depois.

Se o MST manteve seus programas de invasões de propriedades privadas - apenas suspensas em épocas eleitorais, para não prejudicar os amigos no poder -, os sindicatos foram mais compreensivos com o governo. Até mesmo as manifestações em 1 de Maio terminaram substituídas por shows.

Os estudantes foram outro grupo domesticado com dinheiro público. A União Nacional dos Estudantes (UNE), outrora aguerrida, deixou de protestar contra a corrupção no plano nacional, por exemplo. A não ser quando o alvo é algum adversário do PT/Lula.

Agora, como noticiado sexta pelo GLOBO, surgem provas de malversação de dinheiro do contribuinte distribuído com generosidade entre organizações de estudantes. Além da UNE, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), de São Paulo.

No final do mês passado, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Marinus Marsico, pediu ao TCU que examine a prestação de contas das duas entidades sobre o gasto de R$ 8 milhões recebidos, via convênios, dos ministérios da Cultura, Saúde, Esporte e Turismo.

O próprio MP encontrou notas fiscais frias entre as apresentadas pela UNE para justificar a despesa de R$ 2,8 milhões feita num convênio com o Ministério da Saúde. Ao Ministério da Cultura foram encaminhadas notas de despesas sem qualquer ligação com a finalidade do convênio, como bebidas alcoólicas. Há evidências, também, de leniência de ministérios na cobrança de prestação de contas.

Começa a ser contabilizado quanto o contribuinte pagou para Lula governar em paz.

O Globo