"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 05, 2012

As mentiras deslavadas do PT

Pode parecer o maior pleonasmo da paróquia, mas não custa repetir:
oposição existe para se opor.
O que em qualquer democracia madura do mundo é tratado com naturalidade, no Brasil da era petista transformou-se em heresia.


É espantoso como o partido que é réu no processo que investiga o maior escândalo de corrupção da história política do país reage às críticas:
à base de muita lorota.


A função de quem, pela vontade das urnas, não foi escolhido para governar é fiscalizar, apontar equívocos e desacertos e sugerir alternativas.
Até que a próxima eleição chegue, e o eleitor novamente se manifeste, é este o papel que cabe aos partidos de oposição.

É esta a tarefa a que eles devem se dedicar, diuturnamente.
Democraticamente.


Mas o exercício da crítica incomoda bastante o PT.
O partido de Lula, Dilma e José Dirceu convive pessimamente com o contraditório, tem horror à contestação e lança-se com faca nos dentes a trucidar qualquer obstáculo que se interponha no caminho de sua busca pela hegemonia a qualquer preço.

Excede-se numa luta que deveria respeitar, regiamente, os preceitos da democracia.


As armas que o PT maneja com incomparável maestria são a mentira e a mistificação. O partido dos mensaleiros é pródigo em transmutar-se de réu em vítima, de acusado em acusador.

É o que está ocorrendo agora, por exemplo, quando a mais alta corte da Justiça brasileira tem sentados no banco dos réus dez petistas, alguns deles da linha de frente partidária nos seus mais de 30 anos de existência.


Qualquer partido decente deveria envergonhar-se da situação. Mas o PT dá-se até ao descaro de escalar o presidente da legenda para arrostar o Supremo Tribunal Federal e acusar os ministros de estarem sendo partícipes de um "golpe grande", como (disse) Rui Falcão anteontem.

Onde foi feita a afirmação?
Em Osasco.

Em qual circunstância?
Durante evento em que os petistas foram obrigados a lançar um novo candidato a prefeito depois que o original foi condenado a passar alguns anos na cadeia por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

É este partido que exibe os dentes e parte para cima de seus adversários, com a maior sem-cerimônia do mundo...


A esperteza não é utilizada pelo PT apenas como arma do embate eleitoral. O partido usa de muita fancaria também para transmudar péssimas realidades em feitos extraordinários, por meio de ilusionismos embalados em vistosas doses de marketing.

O mundo petista é muito diferente do mundo real, do mundo que gente de carne e osso tem de enfrentar todos os dias.


Veja-se o que está ocorrendo agora no processo de privatização da infraestrutura viária do país. Foram anos de recusa petista a admitir a solução, ao mesmo tempo em que as condições logísticas do país iam para o buraco, não decolavam ou trafegavam em marcha lenta.

Eis que, numa mágica, o PT alardeia agora que privatiza sem privatizar, apenas para dizer que não tisnou suas carcomidas bandeiras ideológicas.


Indo a fundo, ver-se-á que o PT não só privatiza, como o faz como nem o privatista mais renhido jamais ousou fazer. Pelos jornais de hoje, fica-se sabendo que a presidente Dilma Rousseff encontra-se num vai-e-vem infindo sobre o que fazer com a concessão dos aeroportos, principalmente Galeão e Confins, e que, para atrair os desejados operadores estrangeiros, tenciona entregar-lhes o negócio praticamente de bandeja.

"Para convencer as grandes operadoras, o governo oferece ao futuro sócio da Infraero total liberdade para administrar os dois aeroportos", informa a (Folha de S.Paulo.)

Note-se que o lance desesperado é agora cogitado pelo governo porque o interesse dos investidores em serem sócios minoritários da Infraero, num modelo de Professor Pardal inventado pelo Planalto, é quase nulo.


(O Globo,) Ilimar Franco revela mais: as concessões serão entregues a preço de banana, como se estivessem sendo ofertadas na hora da xepa.
"Para serem sócios na empreitada, os estrangeiros terão de entrar só com know-how para administrar os aeroportos. O investimento será mínimo".

O modelo assemelha-se ao que foi usado cinco anos atrás por Lula na concessão de sete lotes de rodovias federais: tudo muito baratinho, tudo muito ordinário, com menos de 10% dos (investimentos) previstos realizados até hoje.

Outro retumbante, ultraprofundo trololó é a dita autossuficiência brasileira em petróleo. Com o sucateamento imposto nos últimos anos pelo PT à Petrobras, o Brasil compra combustível como nunca no exterior e vê a produção interna e a produtividade da sua maior empresa mergulharem ao fundo do poço, como mostram várias reportagens publicadas hoje pela (Folha).

O que vale apena reter de tudo isso é que o PT e suas lorotas devem ser contrapostos com destemor. Só numa situação em que as instituições vão sendo postas de pernas para o ar e os valores são corrompidos sob as bênçãos de quem se arvora ser líder máximo da nação, é que um partido com tamanha ficha corrida mete tanto medo.

A cada mentira deslavada que os petistas contarem, serão rebatidos com verdades cada vez mais incômodas.


Fonte: Instituto Teotônio Vilela
As mentiras deslavadas do PT

E AÍ? SE NA BASE DE DADOS A COISA É ASSIM, NA "PONTA" COMO SERIA? Erros no site do TSE põem em xeque a confiabilidade do banco de dados. "TAMUS NU ISCURU E LASCADUS".


Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem 89 candidatos analfabetos disputando as eleições municipais deste ano, embora o artigo 14 da Constituição proíba o registro de postulantes que não sabem ler e escrever.

De acordo com o mesmo banco de dados, são apenas sete os candidatos a vereador do Rio que concorrem à reeleição.

Entretanto, existem 42 deles tentando ser reconduzidos ao cargo. Na mesma página, o eleitor é informado que não existem candidatos a prefeito disputando a reeleição. Sim, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, primeiro lugar nas pesquisas, também foi ignorado pelas estatísticas do TSE.

Consultas às páginas da instância máxima da Justiça Eleitoral brasileira mostram informações que não correspondem à realidade e colocam em dúvida a sua eficiência como fonte oficial sobre as eleições.

Candidato a vereador no município de Rio Bonito, Eduardo Soares Marmo (PT do B), o Dudu do Basilio, engrossa as estatísticas dos analfabetos que estariam disputando as eleições.

Ao ser informado sobre o grau de escolaridade que consta de sua ficha no site do TSE, Eduardo, que é formado em Educação Física, mostrou-se surpreso.

Para me candidatar, tive que entregar ao partido três cópias do meu diploma de ensino superior. Não sei como esse erro aconteceu afirma o candidato, que, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), comprovou ser licenciado em Educação Física no cartório eleitoral de sua cidade ao registrar sua candidatura.

Marmo informou já estar tentando corrigir a sua situação.
Ele disse que foi orientado pela Justiça Eleitoral a enviar uma carta ao juiz responsável pelas eleições no município pedindo a correção em seu grau de escolaridade.

No entanto, até lá teme que o status de analfabeto atrapalhe seu desempenho eleitoral: Se a minha candidatura foi deferida, alguém viu o meu diploma. Meu receio é que alguém que tenha entrado no site do TSE e visto meu perfil tenha decidido não votar em mim por causa disso afirma.

De acordo com o sistema do TSE, a Bahia seria o estado com o maior número de candidatos analfabetos, com 15.

Consultado sobre os candidatos listados nessa situação, o TRE daquele estado afirmou que nenhum candidato comprovadamente analfabeto teve a candidatura deferida e somente um ainda aguarda julgamento quanto à questão.

Questionado sobre os erros dos dados divulgados em seu site, o TSE informou, por meio de sua assessoria, que apenas divulga as informações enviadas pelos próprios candidatos ou partidos, já que seu sistema é alimentado por meio de fichas eletrônicas preenchidas por eles.

Ainda segundo o TSE, as informações em seu sistema só são corrigidas mediante os pedidos dos próprios candidatos ou partidos.


Porém, a mesma facilidade com que se registram dados imprecisos não é encontrada na hora da correção. Quando um candidato solicita mudanças em seu perfil, é necessário submeter o pedido ao juiz eleitoral do seu município.

A Justiça Eleitoral sustenta que não há risco de candidatos considerados não aptos estarem concorrendo às eleições porque julga os pedidos de registro de candidatura com base na documentação apresentada nos autos do pedido no cartório eleitoral, e não com as informações prestadas no formulário de registro que abastece o site.

Desta forma, a responsabilidade maior da Justiça Eleitoral e do TSE é a de informar se o candidato está com o registro aceito ou negado e se aguarda o julgamento de algum recurso de impugnação, afirmou, por e-mail, a assessoria do órgão.

A informação sobre o grau de escolaridade seria um dado extra colocado à disposição do eleitor para que escolha seu candidato. informou o TSE.


Apesar de concordar que o TSE não pode se responsabilizar por equívocos dos candidatos no preenchimento das fichas eletrônicas, Carlos Weber Abramo, diretor-executivo da ONG de combate à corrupção Transparência Brasil, reconhece que os erros no sistema de informações do tribunal comprometem sua utilidade para consultas.

A informação que não é confiável não é informação, é imprestável sob o ponto de vista da consulta.

O TSE não pode se responsabilizar por eventuais erros dos candidatos em relação a eles próprios, mas é responsável pela disponibilização de informações incorretas afirma Cláudio, que, apesar dos equívocos, diz ter observado avanços nas bases de dados do TSE nos últimos anos.


Professor da FGV e especializado em Direito Eleitoral, Marcos Ramayana acha difícil que algum candidato comprovadamente analfabeto tenha tido a sua candidatura deferida.

Mas aponta o problema das contradições no banco de dados:


O fato de a informação estar errada no sistema não significa que o processo está errado na prática.

Em cada município, há um juiz designado para avaliar o registro de candidatura e verificar se todos os candidatos possuem condição de elegibilidade.

O problema no sistema do TSE é que ele indica candidatos analfabetos com situação já deferida e isso é uma contradição.

Se essa situação constasse como ainda em análise, por exemplo, não haveria equívoco afirma Ramayana.

Apesar das estatísticas erradas, as fichas individuais dos candidatos no sistema do TSE mostram as informações corretas sobre seus mandatos anteriores e sua situação atual.

Assim, o visitante que deseja saber precisamente quem são os candidatos à reeleição em sua cidade somente poderá obter a informação checando ficha por ficha no site do TSE.


No Rio, por exemplo, teria que consultar os 1.624 perfis de candidatos à Câmara Municipal para checar quais são aqueles que tentam a reeleição.


Diretora da ONG Voto Consciente, que acompanha e fiscaliza o trabalho dos vereadores e deputados da cidade de São Paulo, Sonia Barboza classifica o erro nas estatísticas do TSE como grosseiro.

Para ela, o tribunal teria a responsabilidade de, ao perceber os equívocos, corrigi-los.

Eu acho isso gravíssimo porque as pessoas confiam nas informações disponibilizadas no site do TSE justamente por ele ser um órgão oficial.

Entendo que o candidato possa preencher incorretamente seu registro, mas, uma vez que o tribunal constate o erro, a Justiça deveria tentar consertá-lo.


É uma informação incorreta que pode induzir pessoas ao erro.
Para ela, o modo como o sistema de dados do TSE é montado e disponibilizado deveria ser revisto.

Os órgãos e entidades no Brasil precisam saber da responsabilidade que têm e os malefícios que erros como esses podem trazer.

Acaba sendo uma imaturidade do tribunal disponibilizar ou não corrigir as informações que ele sabe estarem incorretas.

Se o sistema de sua base de dados permite erros assim, ele deveria ser revisto afirma Sonia.


O Globo

SEM "MARQUETINGUE" ! NO brasil maravilha DOS FARSANTTES "GERENCIADO" PELA FRENÉTICA DE NADA 1,99 : IPCA tem maior alta para agosto em cinco anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou nesta quarta-feira que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicar oficial de inflação do país – teve alta de 0,41% no mês passado, com forte pressão proveniente dos preços de alimentos e bebidas.

O dado representa o maior valor para agosto desde 2007, quando o IPCA mensal fechou em 0,47%. Em agosto do ano passado, o acréscimo visto foi de 0,37%.

O número veio também acima das expectativas do mercado financeiro. No último levantamento realizado pelo Banco Central junto a economistas de bancos e consultorias (Pesquisa Focus), divulgado nesta segunda-feira, a mediana das estimativas para o IPCA no mês apontava para 0,38%, acima dos 0,32% previstos um mês atrás.

O resultado é semelhante ao visto no mês anterior, quando o IPCA mostrou acréscimo de 0,43%.

Com este desempenho, a inflação acumulada em 2012 até agosto soma 3,18%, abaixo dos 4,42% registrados em igual período do ano passado.

Em doze meses, contudo, a alta do IPCA totaliza 5,24% – bem acima, portanto, da meta central de inflação fixada pelo governo para este ano, que é de 4,5%. Nos doze meses até agosto em 2011, a alta verificada havia sido de 5,20%.


Alimentos –


O grupo de despesas com alimentação e bebidas mostrou desaceleração da alta de preços, de 0,91% em julho para 0,88% em agosto. Porém, ainda assim, apresentou a maior variação entre os tipos de gastos pesquisados pelo IBGE.

As regiões metropolitanas de Fortaleza e Curitiba tiveram as maiores altas nos alimentos: a primeira com aumento de 1,36% e a segunda com avanço de 1,30%. Belém teve o menor resultado, com um aumento de 0,47%.

O instituto chama a atenção para o preço do quilo do tomate, que chegou a subir 50,33% em julho e continuou aumentando. O incremento apurado em agosto foi de 18,96%. Mesmo moderando sua taxa de crescimento, o produto continuou a liderar o ranking dos principais impactos, com 0,06 ponto porcentual. O tomante, neste ano, acumula alta de 76,46%.

Ficaram mais caros também a cenoura, o alho, a batata inglesa, o ovo de galinha, outras bebidas alcoólicas, pão doce, arroz, entre outros. Na direção oposta, registraram deflação os feijões carioca, fradinho e mulatinho, além do açaí, hortaliças e cebola.


Cenário pior –

Ante os sinais de inflação persistente, os economistas ouvidos pelo BC na Pesquisa Focus têm elevado a cada semana suas apostas para o IPCA deste ano. Nesta segunda-feira, pela oitava semana consecutiva, a projeção média passou de 5,19% para 5,20% agora.


INPC e INCC –

Também divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,45% em agosto, após ter registrado alta de 0,43% em julho. Até agosto, o índice acumula altas de 3,46% em 2012 e de 5,39% em doze meses. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados.

Já o Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) variou 0,79% em agosto, após alta de 0,29% em julho. O índice acumulado em 2012 foi de 4,38%, e, em 12 meses, de 5,49%. Segundo o IBGE, o custo nacional da construção alcançou 845,10 reais por metro quadrado em agosto, acima dos 838,46 reais por metro quadrado estimados em julho.

A parcela dos materiais variou 0,38%, enquanto o aumento do custo da mão de obra ficou em 1,26% em agosto, ante 0,54% em julho.


Veja
(com Agência Estado)