"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 10, 2009

LULA X FISCALIZAÇÕES (TCU)


 As críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao TCU (Tribunal de Contas da União) estão contempladas num anteprojeto de lei, encomendado pelo governo federal, que prevê limitar a atuação do órgão, informa reportagem Lilian Christofoletti, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
 

Lula responsabiliza o tribunal por supostamente atravancar o crescimento do país ao paralisar obras públicas.
 

Segundo a reportagem, por este anteprojeto, que é o resultado de um estudo elaborado por uma comissão de advogados nomeados pelo Ministério do Planejamento, o poder do tribunal fica reduzido.
 

O artigo 62, parágrafo único, do anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública Federal, reza que o controle externo de órgãos estatais, atividade exercida pelos Tribunais de Contas, "não pode implicar interferência na gestão dos órgãos ou entidades a ele submetidos nem ingerência no exercício de suas competências ou na definição de políticas públicas".
Anteprojeto
 

O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, diz que o foco do anteprojeto não é o TCU, mas a atualização da Lei Orgânica.
 

"Não analisei a questão específica do TCU. Mas é fato que hoje somos obrigados a lidar com os prejuízos causados pela paralisação do Estado em todos os níveis. 
 

Ou encontramos soluções factíveis para resolver isso ou vamos sacrificar importantes obras que já deveriam estar prontas."
 

O secretário-geral de controle externo do TCU, Paulo Wiechers, diz que o órgão tem cumprido sua função constitucional e que o anteprojeto é apenas um esboço e ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

Leia a reportagem completa na Folha.
Sem imagem? Clique no link acima.



Arte/Folha


AINDA NO PROJETO : "TRATO NA IMAGEM"

Tiago Recchia

DILMINHA PAZ E AMOR - A CÓPIA FEMININA ?


Vão tentar te enganar mais uma vez.
Veja. A reconstrução da ministra.



Depois de ser derrotado em três eleições, Lula reapareceu com a imagem remodelada na eleição de 2002.
 

Passou a usar ternos bem cortados, cuidou da aparência e, principalmente, deixou de lado o discurso radical que assustava parte do eleitorado.
 

A ministra Dilma Rousseff, candidata do governo à Presidência, está no mesmo laboratório operando sua transformação.
 

Nos sete anos de ministério, Dilma ficou conhecida pela austeridade, inclusive no trato com auxiliares e colegas, pela falta de tato político, o que já lhe rendeu brigas e desafetos dentro do próprio partido, o PT, e pela dificuldade em se comunicar.
 

Parecem problemas intransponíveis para quem deseja enfrentar com a mínima possibilidade de êxito uma campanha eleitoral que promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos.
A metamorfose já mostra os primeiros sinais.
 

Na semana passada, durante a inauguração dos estúdios de uma emissora de TV, Dilma brincou de atriz com o presidente Lula, que manejava uma câmera.
 

Depois, em um jantar com parlamentares do PP, fez questão de ir à cozinha cumprimentar os funcionários da casa.
 

Em outro evento, em São Paulo, abraçou e beijou catadores de lixo que participavam de uma feira de reciclagem.
 

Por fim, a ministra, que nunca teve muita afinidade com questões ambientais, tem revelado inédita preocupação ecológica, a ponto de ser nomeada para chefiar a delegação brasileira que vai participar de uma conferência da ONU sobre o clima.
 

"Dilma está mais simpática, mais sorridente e consciente do que se deve fazer em uma campanha", afirma um membro de seu staff.
 

Exemplo disso é que, há duas semanas, a ministra esteve em um almoço com correligionários do governador Eduardo Campos (PSB-PE) e, na chegada, cumprimentou apenas as autoridades presentes à mesa. Foi, depois, advertida pela falha.
  

"Dá para perceber que é difícil para ela cumprir esse papel de candidata, mas ela tem se esforçado."
 

Os discursos e as opiniões da ministra também passaram a seguir um roteiro preestabelecido.
 

Os discursos devem ser simples e carregados de metáforas de fácil entendimento, como os do presidente Lula.
 

As opiniões emitidas sobre os temas de governo e de campanha também não podem divergir das defendidas pelo presidente.
 

Nos últimos dias, Dilma foi criticada por estar antecipando a campanha eleitoral, o que é ilegal. Indagada sobre o assunto, a ministra se disse vítima de preconceito pelo fato de ser mulher.
 

Ninguém entendeu o que uma coisa tem a ver com a outra, mas Dilma conseguiu, ao menos momentaneamente, safar-se da polêmica – exatamente como foi ensaiado com sua equipe de campanha, integrada por políticos, publicitários e jornalistas.
 

A ministra se reúne uma vez por semana com o "estado-maior" de sua campanha, como é chamado o grupo do qual fazem parte os ministros Franklin Martins (Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o deputado Antonio Palocci, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o marqueteiro João Santana.
 

Nesses encontros são discutidos os temas que serão abordados pela candidata-ministra e como ela deve tratá-los em suas aparições.
 

Também são definidos a agenda de viagens e pontos da estratégia política da campanha.
 

Nos fins de semana, Dilma reserva um dia, às vezes o sábado, às vezes o domingo, para se dedicar integralmente ao treinamento e à preparação da "candidata ideal".
 

Ao lado de João Santana e de sua equipe de marqueteiros, a ministra é submetida a sessões de entrevistas, debates simulados e pronunciamento para programas de TV.
 

A postura, o tom de voz, o modo de encarar as câmeras e até a melhor roupa para cada ocasião são experimentados à exaustão.
 

"Esse treinamento é normal" para todo candidato em campanha.
 

No caso da Dilma, porém, isso precisa ser intensificado porque ela não tem nenhuma experiência eleitoral.
 

Estamos saindo do zero, "fabricando um candidato", explica um dos envolvidos na operação.
 

Em breve, o perfil de Dilma Rousseff ganhará o reforço de um detalhe desconhecido pela maioria dos eleitores.
 

A ministra terá enfatizada sua condição de "candidata mineira".
 

Dilma nasceu em Belo Horizonte, em 1947, e estudou nos tradicionais colégios Sion e Estadual Central.
 

Sua mãe cresceu em uma fazenda na região de Uberaba e seu pai trabalhou na siderúrgica Mannesmann, tradicional empresa no estado.
 

Em Minas Gerais, ela atuou em grupos de oposição à ditadura e acabou presa.
 

Essa origem, porém, é pouco conhecida, pois sua carreira pública foi, na verdade, construída no Rio Grande do Sul, para onde se mudou após deixar a prisão.
 

Pela estratégia montada, Dilma será apresentada como a alternativa para Minas voltar a ter um presidente da República depois de quinze anos.
O último foi Itamar Franco.
 

Os auxiliares da ministra avaliam que, caso o governador paulista José Serra seja confirmado como candidato da oposição, ela pode atrair os votos dos eleitores mineiros, desde, é claro, que enxerguem nela uma legítima representante do estado.