"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 10, 2009

LULA X FISCALIZAÇÕES (TCU)


 As críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao TCU (Tribunal de Contas da União) estão contempladas num anteprojeto de lei, encomendado pelo governo federal, que prevê limitar a atuação do órgão, informa reportagem Lilian Christofoletti, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
 

Lula responsabiliza o tribunal por supostamente atravancar o crescimento do país ao paralisar obras públicas.
 

Segundo a reportagem, por este anteprojeto, que é o resultado de um estudo elaborado por uma comissão de advogados nomeados pelo Ministério do Planejamento, o poder do tribunal fica reduzido.
 

O artigo 62, parágrafo único, do anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública Federal, reza que o controle externo de órgãos estatais, atividade exercida pelos Tribunais de Contas, "não pode implicar interferência na gestão dos órgãos ou entidades a ele submetidos nem ingerência no exercício de suas competências ou na definição de políticas públicas".
Anteprojeto
 

O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, diz que o foco do anteprojeto não é o TCU, mas a atualização da Lei Orgânica.
 

"Não analisei a questão específica do TCU. Mas é fato que hoje somos obrigados a lidar com os prejuízos causados pela paralisação do Estado em todos os níveis. 
 

Ou encontramos soluções factíveis para resolver isso ou vamos sacrificar importantes obras que já deveriam estar prontas."
 

O secretário-geral de controle externo do TCU, Paulo Wiechers, diz que o órgão tem cumprido sua função constitucional e que o anteprojeto é apenas um esboço e ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

Leia a reportagem completa na Folha.
Sem imagem? Clique no link acima.



Arte/Folha