"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 11, 2009

BLECAUTE -


Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). 
 

Segundo informações da assessoria do Ministério de Minas e Energia, o apagão que atingiu nove Estados foi causado por uma pane na usina hidrelétrica de Itaipu.
 

O ministro Edison Lobão, que concedeu entrevista em Brasília, confirmou que foram afetadas cidades em São Paulo, 
Minas, 
Espírito Santo,
Rio de Janeiro,
Paraná, 
Mato Grosso do Sul e Goiás.
 

Porém, moradores de Mato Grosso e Pernambuco também relataram falta de energia nos respectivos Estados.
 
Já a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirma que houve apagão em cinco Estados do país devido a um problema na usina de Itaipu, no Paraná, de acordo com informações do canal de TV a cabo BandNews.
 
Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. 

Relatos de moradores apontam falta de luz em várias regiões da cidade, no ABC Paulista e no interior e litoral do Estado.
 
O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e estava parado por volta das 22h40. 

 
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade.
 
"Estava um caos para pegar ônibus, pois está sem metrô. 


A cidade está totalmente escura, sem semáforos, na rua só vemos a luz das velas nas casas. 

Há relatos ainda de que a pane atingiu algumas operadoras de celular.
 
Também falta luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife. 

No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute.
 
No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização.
 
  Segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou um apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.
 
Segundo o jornal paraguaio "La Nación", o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido no país por cerca de 30 minutos entre 21h13 e 21h43 (horário local), e já está normalizado.

*Com informações da Folha Online e da Agência Brasil