"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 28, 2010

NYT : O RISCO PORTUGAL E ESPANHA

http://www.fne.org.br/fne/var/eznewsletter_site/storage/images/noticias/debate_da_crise_financeira_na_camara_dia_21/23597-1-por-BR/debate_da_crise_financeira_na_camara_dia_21.jpg
A edição desta quarta-feira do jornal New York Times compara a crise que atinge a Grécia com a crise econômica de 2008, pela dificuldade em obter financiamento, e alerta que o mesmo pode ocorrer com Portugal e Espanha nos próximos meses.

Com Grécia se aproximando à beira do colapso financeiro, o temor que a crise da dívida vai se espalhar sacudiu os mercados globais pelo segundo dia consecutivo quarta-feira enquanto aguardavam um sinal de líderes financeiros reunidos em Berlim.

Ações caíram entre 1 a 2 por cento em grande parte da Europa e Ásia, e o euro brevemente caiu a seu mais baixo nível em cerca de um ano contra o dólar, Com os investidores preocupados que Portugal, Espanha e Irlanda ainda não pode ser capaz de emprestar os bilhões de dólares de que necessitam para financiar os seus gastos do governo.

Matéria completa no NYT

Nenhum comentário: