"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 28, 2010

GASTOS/COPA/14 - SERÃO MESMO FISCALIZADOS?

FISCALIZAÇÃO
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), anunciou nesta quarta-feira o lançamento de duas páginas na internet sobre os gastos para a Copa do Mundo-2014 e os Jogos Olímpicos-2016.

Elas serão lançadas na próxima terça-feira. Os portais, que serão administrados pela própria CGU, contará com informações governamentais detalhadas e atualizadas sobre os preparativos dos dois eventos – como fonte de recursos, cronogramas, editais e convênios, entre outros dados.

Para a CGU, os sites têm como intuito facilitar o acesso da população às medidas tomadas pelo Governo sobre a Copa-2014 e os Jogos-2016. “A população pode fazer consultas específicas sobre convênios, diárias, passagens aéreas, cartões de pagamentos, em linguagem cidadã, que qualquer um identifica”, disse Hage em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

O ministro afirmou que pelo menos 12 Estados aderiram ao modelo de site apresentado pelo CGU. Hage espera que o modelo também seja adotado em outras esferas administrativas. “O escritório das Nações Unidas tem estimulado muito esse esforço de disseminar essa experiência no Brasil, onde falta avançar a transparência”, concluiu.

Os sites podem ser acessados no Portal da Transparência, pelos endereços www.portaldatransparencia.gov.br

ou

www.portaltransparencia.gov.br.

Nenhum comentário: