"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 28, 2010

COREANOS : TREM BALA POR MENOS DE R$ 34 bi.

O consórcio coreano que pretende entrar na disputa pela construção do trem-bala brasileiro afirma ser possível realizar o trabalho por menos de R$ 34 bilhões, valor estimado pelo governo do Brasil para a obra que pretende ligar, por linha férrea, as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A proposta dos coreanos prevê uma série de rotas alternativas às atualmente em análise pelo governo, o que, segundo eles, abre espaço para a redução dos custos – e consequente diminuição da tarifa que será cobrada dos passageiros.

"Todos os planos de negócios para o trem-bala têm o objetivo de reduzir gastos e aumentar a eficiência", disse Daniel Suh, coordenador geral do grupo coreano para o projeto brasileiro.

Três empresas do país asiático, KNRA, KTX e KRRI, estão à frente do consórcio. A linha do Trem de Alta Velocidade terá mais de 500 quilômetros de extensão.

"Estamos em uma posição confortável, pois temos experiência no assunto", disse Cho Hyun Yong, presidente da KRNA.

O consórcio tem, desde 2006, representantes no País para estudar o projeto do trem-bala. Se ganharem a disputa, os coreanos dizem que também pretendem incluir iniciativas de urbanização ao longo da ferrovia.

As empresas coreanas que compõem o consórcio são as mesmas que construíram o trem-bala na Coreia, na China continental e em Taiwan.

Nenhum comentário: