"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 17, 2010

CPI/DÍVIDA PÚBLICA-CONVOCA MEIRELLES

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikQ4k_GGU86kYRYdbcxMSFt83zoeNWHNRj2S59I0xwXHIUwFK9S8xoEWz3HNvYFt9fjkyGwE7pcafYhZ5A8_Hb6QAzR7mzpF93vw4PI-1iQunk1aBRVzBPPD4upC79V9haBpkvRXLbW6hI/s320/charge_lula_dividas.jpg
O total da dívida pública federal em 2009 ficou em R$ 1,497 trilhão, um crescimento de 7,16% em comparação a 2008, segundo informou o Tesouro Nacional.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, será convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Dívida Pública para falar sobre a dívida brasileira. A convocação foi aprovada na comissão nesta quarta-feira, segundo informações da Agência Câmara.

Os integrantes da comissão já tinham aprovado o requerimento para convidar Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas decidiram transformar o convite em convocação e ouvi-los separadamente.

O motivo apontado para a mudança foi a dificuldade de estabelecer contato com os dois ministros. Para que Meirelles compareça à comissão, devem ser apresentadas três datas até o fim do mês.

Os parlamentares temem que o presidente do Banco Central deixe o cargo, até o fim do mês, para concorrer a algum cargo eletivo. Se isso ocorrer, caberá ao novo presidente da instituição atender à convocação.

Os trabalhos da comissão foram prorrogados por mais 60 dias, a partir do dia 29 de março, com o objetivo de ouvir Mantega e Meirelles.

O objetivo da comissão é esclarecer a sociedade e avaliar o impacto da dívida sobre a economia brasileira. O deputado não descartou eventuais investigações financeiras, mas ressaltou que o objeto central será uma ampla radiografia da dívida.

Nenhum comentário: