"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 17, 2010

UM ABSURDO, UMA IGNORÂNCIA.



A menina de um ano retirada dos braços da mãe após uma decisão judicial em Jundiaí, no interior de São Paulo, permanece em um abrigo nesta quarta-feira.

As imagens do cumprimento judicial, feitas por guardas municipais, causaram comoção na cidade. Dervana Dias, integrante de uma família de ciganos, foi alvo de uma denúncia anônima: ela estaria usando a menina para pedir esmolas nas ruas da região.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí decidiu que a criança deveria ser levada a um abrigo por estar exposta a riscos. Agora, ele vai investigar a família para saber se a menina tem condições de voltar para os cuidados da mãe.

Dervana, que chegou a ser detida junto com o grupo de ciganos, nega as acusações. Ela teve a filha retirada dos braços quando saía da delegacia

Solange Giotto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, lamentou a situação mas alegou que não havia outro jeito de cumprir a decisão da Vara da Infância.

A funcionária do abrigo onde a menina está informou em entrevista à "Rede Globo" que ela não para de chorar desde que chegou e que está preocupada com um possível trauma psicológico.

Nenhum comentário: