"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 24, 2010

MEIRELLES E CC-5 "SEM FATO NOVO", POIS É.

http://muitopelocontrario.files.wordpress.com/2009/09/meirelles_lula.jpg

Folha Online

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quarta-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento de um inquérito que pedia uma investigação contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por crimes contra a ordem tributária.

O inquérito foi encaminhado há cerca de duas semanas para o STF (Supremo Tribunal Federal) e está sob a responsabilidade do ministro Joaquim Barbosa.

Nela, Meirelles é suspeito de enviar dinheiro por meio de contas CC-5.

Segundo Gurgel, não há elementos que justifiquem a investigação, já que os fatos são os mesmos de um outro inquérito contra Meirelles que foi arquivado pela Suprema Corte em 2007.

O procurador-geral lembrou que um inquérito pode ser reaberto caso apareça um fato novo, o que ele rejeita neste caso.

"Na verdade, não havia qualquer fato novo, mas a mera repetição daqueles elementos já contidos no inquérito anterior", disse Gurgel.

O inquérito foi enviado para o Supremo porque, como presidente do BC, Meirelles tem foro privilegiado por ter status de ministro desde 2004.

Nenhum comentário: