"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 02, 2010

PACTO PARA MANTER A "CAMUFLAGEM"

http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/10/mantega-e-meirelles-fernando-bizerra-efe.jpg
Lucinda Pinto, da Agência Estado  
- SÃO PAULO -
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, propôs a uma plateia de empresários durante o seminário "Brasil: Preparado para Crescer", que ocorre em São Paulo, um pacto pela sustentabilidade do crescimento da economia para que o País atravesse o ano eleitoral sem "perturbações".
 
O ministro conclamou os empresários a "não aceitarem as provocações nem caírem no canto da sereia" que devem surgir durante a campanha e podem sugerir riscos que na verdade não existem. "Não há riscos para o Brasil, todos devemos exigir a manutenção dos fundamentos.

O que queremos é que o Brasil continue crescendo", disse. Mantega acrescentou que os avanços conquistados no Brasil devem ser preservados e por isso "é preciso blindar a economia".
(...)
A parte do governo nesse pacto, segundo Mantega, é manter o compromisso com a estabilidade fiscal e monetária.
"O governo não vai mudar o seu comportamento porque é ano eleitoral", afirmou o ministro, endossando que a meta de inflação de 2010 será cumprida.
"Se houver problema de inflação, os juros vão subir", disse.
Em seguida, emendou:
"espero que não precise, né Meirelles?". Nesse momento, o ministro dirigiu-se ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que também participa do evento.
Do lado fiscal, Mantega reafirmou o compromisso de cumprir a meta de superávit primário de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
"Queremos continuar reduzindo a relação dívida/PIB e se for preciso seguraremos despesas e gastos de consumo."

Nenhum comentário: