"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 02, 2010

A BARATA DE KAFKA

Que a minha solidão me sirva de companhia,
que eu tenha coragem de me enfrentar,
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir, como se
estivesse plena de tudo".
Clarice Lispector

 Existe uma parábola de Kafka:

Certa manhã ele acordou e descobriu que era uma barata.
Deve ser um sonho, ele deve ter acordado dentro de um sonho. 
E não era apenas isto, a barata estava de pernas para o ar, e ele conseguia ver aquelas pernas se movendo no ar, e ele não conseguia se virar para posição certa, ele estava de costas.

E você pode imaginar... a miséria do homem, a agonia e a náusea.
E ele tentava arduamente, mas parece que não havia jeito de se virar.
Uma grande barata ocupando toda a cama.
O homem moderno tem ainda mais medo.

Quem sabe no que você vai tropeçar quando mergulhar em si?
Pesadelos, monstros... Quem sabe o que está lá dentro? Por que abrir a caixa de Pandora?

Mantenha-a firmemente fechada e sente-se em cima. Isto é o que todo mundo está fazendo.
E, sob certo sentido, o medo está certo – mas somente sob certo sentido.

No começo você encontrará baratas, rinocerontes, répteis e todo tipo de coisas horríveis – porque estas são as coisas que você esteve reprimindo em si mesmo, estas são as coisas que você não permitiu.

Você reprimiu a raiva, o ciúme, a possessividade, o ódio.
Você reprimiu a violência e o assassinato. Todas estas coisas estão ali.
Esta é a barata que está dentro de você.
A violência tornou-se uma perna, a possessividade tornou-se outra e o ciúme uma outra mais...

Quando mergulhar dentro de si, você terá que encarar tudo isto. Naturalmente, esta não é a história toda.

Se você puder encarar a barata, se você puder ir cada vez mais fundo, sem qualquer medo, e observar tudo o que estiver acontecendo, e lembrando-se que ‘eu sou apenas um observador, uma testemunha a tudo isto.

Eu não posso ser a barata porque eu posso ver...’ o que você consegue ver não é você.

Nenhum comentário: