"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 10, 2010

MANDA QUEM PODE! VERBAS /OBRAS E... GARANTIDAS.

http://www.economiabr.defesabr.com/Eco/Lula_Banho(Estadao).jpg
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Com ampla maioria no Congresso, a base aliada do governo manteve os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Orçamento Geral da União que liberam obras da Petrobras paralisadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). 

Apesar dos protestos da oposição, a maioria dos deputados e senadores acatou a posição de Lula de que o Orçamento deve garantir os repasses para que as obras sejam retomadas.

Como a votação foi secreta em sessão realizada na noite de ontem, técnicos do Congresso finalizaram a contabilidade dos votos somente nesta quarta-feira. 

Para derrubar os vetos, era necessário que pelo menos 257 deputados votassem contra a sua aprovação, mas o máximo que a oposição conseguiu reunir foi 122 votos contrários em uma das votações.

A oposição, no entanto, trabalha para anular a sessão do Congresso que endossou os vetos de Lula. Segundo os oposicionistas, não havia número suficiente de senadores no plenário do Congresso (que reúne os deputados e senadores) para a votação dos vetos que teria ocorrido mesmo sem o número mínimo previsto pelo regimento do Congresso.

Apenas 26 dos 81 senadores votaram na sessão, enquanto 359 deputados estavam presentes. 

Segundo técnicos do Senado, a votação é válida porque havia quorum na Câmara uma vez que os vetos seriam, pelo regimento da Casa, analisados inicialmente pelos deputados. 

Nenhum comentário: