"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 10, 2010

SEM COMENTÁRIOS!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjO2Ulip3gbfe69W4G-IiYniT53l4AThyeSmNOKzY3i2XV2SHt6245FSEslm8OOfQGR2JZCGbv2b-gHkBTebYpf6uWTC2b3fET6mA4TE2_VH_OjDTUCUIpndxo5fqiYCiP17W43OeGpwo/s320/brasil_palha%C3%A7o.jpg
A Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou hoje (10) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, acusados pela oposição de propaganda eleitoral antecipada.

Segundo a AGU, na ação, DEM, PSDB e PPS descontextualizaram a declaração do presidente para acusá-lo de tentar projetar a pré-candidatura de Dilma Rousseff à sucessão presidencial durante inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, em São Paulo.

A AGU sustenta que é preciso pedido expresso de voto para caracterizar propaganda eleitoral antecipada e acrescenta que, tampouco, houve menção a candidato. 

Diz ainda que os partidos políticos "enfatizaram somente alguns segundos de um discurso de aproximadamente 31 minutos e 23 segundos", descontextualizando a declaração.

"A partir da leitura da transcrição do discurso fornecido pelos próprios representantes, observa-se claramente que o trecho destacado não se insere em um debate político-eleitoral, mas, sim, no contexto do andamento das obras do governo federal. 

Referem-se a obras e programas que estão sendo executadas e, não, que serão apenas criadas em um futuro mandato", afirma a AGU.

A AGU argumenta ainda que como a ministra Dilma Rousseff não tinha conhecimento antecipado do teor do discurso do presidente não pode ser responsabilizada.

Nenhum comentário: