"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 05, 2010

AINDA SOBRE A INFLAÇÃO OFICIAL

http://fejiano.files.wordpress.com/2009/02/pratodin.jpg 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,75% em janeiro, o dobro da taxa de 0,37% registrada no mês de dezembro, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira.

É o maior resultado desde maio de 2008 (0,79%).
O IPCA é o índice utilizado pelo governo federal para estabelecer sua meta de inflação.

Este ano, o governo pretende que o índice fique em até 4,5%. Nos últimos 12 meses terminados em janeiro, o IPCA ficou em 4,59%, acima dos doze meses imediatamente anteriores (4,31%).

O grupo Alimentação e Bebidas (que pesa 22,5% no índice), registrou uma forte aceleração de preços, passando de alta de 0,24%, em dezembro, para inflação de 1,13% em janeiro.
Com esse resultado, o grupo apresentou uma contribuição de 0,25 ponto percentual e foi responsável por um terço do IPCA do mês.

Segundo o IBGE, a alta nos preços dos alimentos pode ser atribuída à ocorrência das chuvas que vêm afetando desfavoravelmente as lavouras de importantes pólos produtores.

Os maiores aumentos foram constatados na região metropolitana do Rio de Janeiro, com alta chegando a 2,07%.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário: