"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 25, 2010

O RISCO DE CÁ, FICAR COMO LÁ.


 Jornal do Brasil
Da Redação

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu mais uma demonstração de que pretende manter a mídia venezuelana sob rédeas curtas. 
Seis redes de televisão do país, entre elas a Rádio Caracas Televisión Internacional (RCTV), o canal mais antigo da Venezuela, tiveram sua programação interrompida ontem de madrugada em virtude de um novo regulamento segundo o qual 24 canais de TV a cabo são obrigados a transmitirem todas as mensagens e discursos do presidente.

Além da RCTV, foram censurados os canais Ritmo Son, Momentum, America TV, American Network e TV Chile por não terem ajustado sua programação às normas legais, estabelecidas na quinta-feira. 
Até então, essa obrigação se referia apenas às redes de TV abertas e às rádios do país.

– Nossos programas foram interrompidos pouco depois da meia noite (2h em Brasília), sem qualquer aviso prévio – declarou à agência France Presse a diretora de comunicação da RCTV, Gladys Zapiain.

Momentos antes de o sinal sair do ar, o RCTV divulgou um comunicado no qual denunciou que o governo, através da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), tinha se dirigido aos serviços de difusão por assinatura para solicitá-los que excluíssem a RCTV internacional de sua oferta de canais.

Nenhum comentário: