"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 25, 2010

POLÍTICA - DOAÇÕES, TOMA LÁ DÁ CÁ


 JB Online
BRASÍLIA - 
Levantamento inédito feito pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que empresas que fizeram doações eleitorais receberam recursos públicos destinados pelos mesmos deputados que ajudaram a eleger, informa a reportagem de Ranier Bragon e Alan Gripp publicada nesta segunda-feira.

Foram cruzados a lista de doadores nas campanhas de 2006 e 2008 e os gastos secretos da verba indenizatória, que custeia despesas relacionadas à atividade parlamentar. 
Levando em conta os deputados que receberam maiores doações, existem pelo menos dez casos em que a empresa doadora foi contratada pelo congressista para quem contribuiu.

O número de empresas que são tanto beneficiárias da verba indenizatória quanto doadoras de campanha representa cerca de 10% das que emitiram notas para os deputados no período.

As cerca de 1.400 empresas que receberam recursos da verba da Câmara gastaram R$ 22,1 milhões em doações. Os deputados ouvidos pela Folha negaram irregularidade nos gastos.

Nenhum comentário: