"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 25, 2010

FSM -OUTRO MUNDO É POSSÍVEL ?



Nos últimos 10 anos, o 
Fórum Social Mundial atravessou o mundo, vibrou com a chegada de simpatizantes à Presidência de diferentes países e viu algumas de suas bandeiras se tornarem realidade. 

Ainda assim, seus organizadores se debatem com dilemas que também fazem aniversário. 
Os 10 anos, a serem comemorados e discutidos em Porto Alegre a partir desta segunda-feira, expõem as divergências em relação aos rumos do evento.

Anfitriã do primeiro Fórum, em 2001, e de outros três (2002, 2003 e 2005), a capital gaúcha vai sediar nesta semana o seminário internacional 
“10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”. 

Será o ponto alto da programação de cinco dias do evento.

No encontro, fundadores do FSM vão fazer um balanço da década e elaborar sugestões para o futuro a serem levadas à próxima reunião do conselho internacional, em maio, no México. 

A julgar pelas diferenças de pensamento entre os convidados do seminário, a tarefa é difícil.

Nas primeiras edições do evento, os participantes gritavam praticamente sozinhos contra o neoliberalismo, ainda desnorteados pela perda de referências provocada pela falência do socialismo real.

A crise econômica de 2008, no entanto, mudou o cenário. 
Mesmo governos conservadores de nações ricas admitem ser necessário reformar o sistema financeiro mundial e regular mercados.

– O primeiro Fórum era uma coisa meio exótica. 

Os participantes eram vistos como um grupo perdido do festival de Woodstock ou uma esquerda saudosista – lembra o jornalista Antônio Martins, membro da Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio ao Cidadão (Attac).

Os fundadores acreditam ainda que o contexto político na América Latina assumiu contornos completamente inversos: atualmente, presidentes de esquerda governam a maioria dos países do continente.

Para o cientista político Emir Sader, a própria força do evento, por meio dos movimentos sociais, contribuiu nas vitórias.

Nenhum comentário: