A Petrobras vai ter que explicar à Câmara dos Deputados os gastos na compra da refinaria de Pasadena, Texas, nos Estados Unidos. O presidente da Petrobrás América Inc., José Orlando Melo, terá de comparecer à sessão da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados sobre o acordo extrajudicial firmado com a Astra Oil Trading NV para a aquisição da Pasadena.
O valor total pago por 100% da refinaria chegou a US$ 1,2 bilhão. No início do mês, a Procuradoria do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) também solicitou explicações à Petrobras sobre a compra da refinaria americana.
O requerimento para a convocação da Petrobras foi apresentado pelo deputado federal Maurício Quintella (PR-AL) e foi aprovado, por unanimidade pela Comissão nesta quarta-feira. Segundo a assessoria do parlamentar, o pedido de explicações foi feito por envolver recursos elevados em condições tão nebulosas, por isso é imprescindível esclarecer os fatos.
O mercado aponta que o valor da refinaria poderia ser de até um décimo do que foi pago. Além disso, houve uma valorização de mais de 2.000% em relação ao ativo adquirido pela ex-sócia afirmou o deputado.
Em 2006, ao adquirir 50% do controle da refinaria, a Petrobras pagou US$ 360 milhões. Em junho, a companhia anunciou que desembolsaria outros U$ 820 milhões, já contando juros e custos legais, à Astra Oil Trading NV para ficar com os 50% da sócia na refinaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário