"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 22, 2012

ONDE TEM P artrido T orpe TEM MUTRETA II : Presidente da Petrobras América terá que explicar compra de refinaria nos EUA

curitiba hoteis centro
 
curitiba hoteis centro
A Petrobras vai ter que explicar à Câmara dos Deputados os gastos na compra da refinaria de Pasadena, Texas, nos Estados Unidos. O presidente da Petrobrás América Inc., José Orlando Melo, terá de comparecer à sessão da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados sobre o acordo extrajudicial firmado com a Astra Oil Trading NV para a aquisição da Pasadena.

O valor total pago por 100% da refinaria chegou a US$ 1,2 bilhão. No início do mês, a Procuradoria do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) também solicitou explicações à Petrobras sobre a compra da refinaria americana.

O requerimento para a convocação da Petrobras foi apresentado pelo deputado federal Maurício Quintella (PR-AL) e foi aprovado, por unanimidade pela Comissão nesta quarta-feira. Segundo a assessoria do parlamentar, o pedido de explicações foi feito por envolver recursos elevados em condições tão nebulosas, por isso é imprescindível esclarecer os fatos.

O mercado aponta que o valor da refinaria poderia ser de até um décimo do que foi pago. Além disso, houve uma valorização de mais de 2.000% em relação ao ativo adquirido pela ex-sócia afirmou o deputado.

Em 2006, ao adquirir 50% do controle da refinaria, a Petrobras pagou US$ 360 milhões. Em junho, a companhia anunciou que desembolsaria outros U$ 820 milhões, já contando juros e custos legais, à Astra Oil Trading NV para ficar com os 50% da sócia na refinaria.

Nenhum comentário: