"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 08, 2011

O BRASIL MARAVILHA DA NADA E COISA NENHUMA : Produção industrial recua em metade dos locais pesquisados


O gráfico abaixo, enviado ao blog pelo IBGE, mostra que em setembro a produção industrial caiu em metade dos locais pesquisados pelo instituto.

O maior recuo foi registrado no Paraná (-13,5%),
mas outros locais tiveram redução na produção acima da média nacional (2%),
como foi o caso de São Paulo (-4,2%), parque industrial de maior peso na estrutura da indústria, Rio de Janeiro (-3%)
e Minas Gerais (-2,7%).

Rio Grande do Sul (-1,4%),
Santa Catarina (-0,8%)
e Pará (-0,2%) também apresentaram resultados negativos.

Já a produção em Goiás (8,8%),
Amazonas (4,3%),
Ceará (2,5%),
Espírito Santo (2,5%),
Pernambuco (1,6%),
região Nordeste (1,1%) e Bahia (1%) registrou alta na passagem de agosto para setembro.

Segundo os dados do IBGE, no ano, a atividade industrial cresceu em nove localidades, com destaque para Espírito Santo (8,2%), impulsionado pelo crescimento de dois dígitos verificado no setor extrativo.

Goiás, Paraná, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro registraram taxas acima da média nacional (1,1%).

- No desempenho positivo destes locais observa-se a maior presença de segmentos articulados à produção de bens de capital (para transporte e construção) e de bens de consumo duráveis (motocicletas, telefones celulares e relógios), além dos avanços nos setores extrativos, farmacêutico, minerais não metálicos e de metalurgia básica - diz a nota do IBGE.


Valéria Maniero/O Globo

Nenhum comentário: