"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 22, 2011

Vice-presidente da Câmara cobra demissão de Novais.


A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), cobrou hoje a demissão do ministro do Turismo, Pedro Novais, seu colega de partido.


Para ela, o simples fato de o ministro aceitar trabalhar ao lado de Frederico Silva da Costa já o impede de continuar no cargo.

Frederico era secretário-executivo da pasta e foi preso na Operação Voucher da Polícia Federal.


"O Pedro Novais precisa sair. Ele tem uma história política e de vida e para reafirmá-la não pode ficar nessa de não sabia. Para mim, ele participa, ele tem responsabilidade no que aconteceu no Ministério do Turismo. Se eu vou montar uma equipe e tem pessoas assim eu não aceito", disse Rose de Freitas.

A deputada faz parte de um grupo de peemedebistas insatisfeitos que se reunirá amanhã com o vice-presidente da República, Michel Temer.

Esses "rebeldes" fazem críticas pesadas ao líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, apontado como um dos padrinhos da indicação de Frederico.


Para a vice-presidente da Câmara, é preciso vencer o "mutismo" do partido em plenário e assumir uma "postura ética". Ela criticou ainda acordos que estariam sendo feitos por Alves visando à eleição para a presidência da Câmara em 2013.

Rose de Freitas observou que não há movimentação do PMDB em defesa de temas caros ao partido como o Pronatec e a regulamentação da emenda 29, que disciplina gastos na área de saúde.


O grupo do qual ela faz parte questiona ainda a forma como são distribuídas por Alves as relatorias de projetos que cabem ao PMDB. O estopim foi a escolha do polêmico Eduardo Cunha (RJ) para relatar as mudanças no Código Civil.

"Como estão sendo feitas essas escolhas? Por afinidade com o tema ou por que é alguém de um grupo que concorda com tudo? Precisamos rediscutir isso".


Além da vice-presidente da Câmara, fazem parte do grupo insatisfeito deputados, entre eles Danilo Forte (CE), Lucio Vieira Lima (BA), Darcísio Perondi (RS), Gastão Vieira (MA), entre outros.

Segundo Rose de Freitas, o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (RS), era outro que estava insatisfeito com a postura do partido na Casa.


O PMDB reunirá toda a sua bancada para discutir esses temas na presença do vice-presidente Michel Temer, amanhã.

A presidente Dilma Rousseff também deverá comparecer ao encontro, marcado para o Palácio do Jaburu, residência do Temer.

Nenhum comentário: