"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 13, 2011

Ibovespa sente a crise europeia e cai 14,7% no ano e vai aos 59.704 pontos, primeira vez desde maio de 2010


O gráfico abaixo mostra os efeitos da crise euopeia sobre a bolsa brasileira. No ano, a queda chega a 14,7%, e hoje pela primeira vez desde maio de 2010 o fechamento ficou abaixo de 60 mil, aos 59.704 pontos.

Desde 4 de novembro, quando bateu o recorde de 72.995 pontos, a queda chega a 18,2%.

Pesou no final do pregão o relatório da Moodys que rebaixou a dívida irlandesa para grau especulativo. A agência disse que a proposta de reestruturação da dívida grega aumenta a desconfiança sobre Irlanda e Portugal porque a ideia poderá se estender também para os dois países.

As agências de risco entendem que reestruturar a dívida é dar calote porque o pagamento não acontecerá nos prazos acordados.

Ibovespa


Alvaro Gribel/O Globo

Nenhum comentário: