"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 13, 2011

COPA DA BARGANHA.

Insatisfeito com a presidente Dilma Rousseff, o PR da Câmara conseguiu um espaço para atrapalhar os planos do governo, caso as relações se compliquem ainda mais.

A Comissão de Orçamento aprovou um requerimento de criação de um grupo de fiscalização dos gastos da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O assunto vinha sendo discutido havia semanas e somente ontem, por pressão da sigla, a proposta foi aprovada.

A ideia é que o grupo tenha acesso semanalmente a dados sobre a execução das obras, detalhes de repasses feitos pelas empreiteiras e mantenha diálogo constante com o Tribunal de Contas da União (TCU). "Nossa ideia é acompanhar bem de perto esse assunto e exercer nosso papel de fiscais", comenta o autor do requerimento, Wellington Roberto (PR-PB).

"Esses gastos precisam ser acompanhados de perto. Ainda mais depois da aprovação desse Regime Diferenciado de Contratações, que tem alguns trechos que me preocupam muito", completa Edson Giroto (PR-MS).

A pressão do PR pela aprovação do grupo de trabalho — apesar de já existir um Comitê de Fiscalização e Controle Orçamentário dentro da comissão — foi interpretada por governistas como uma estratégia para aumentar o espaço e a importância da legenda no parlamento.

A ideia no entanto, desagradou o PSDB, que teme a redução das atribuições do comitê já existente, que é comandado pelo deputado Vaz de Lima (PSDB-SP). O tucano vinha se preparando para intensificar o controle desses gastos e reagiu à manobra do PR.

A discussão sobre o assunto foi feita em um clima tenso, que teve troca de acusações e bate-boca entre integrantes dos partidos. A oposição tentou obstruir a sessão, mas foi derrotada pela maioria.

Izabelle Torres Correio Braziliense

Nenhum comentário: