"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 25, 2010

BC - MEIRELLES x CRÉDITO.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCNFNuF3ilU7zCLxCLwN30A9LyL-iEkjfEWtSIUCMTBtrx03YPNnTtZvZmzS5bySdeZC3dgfIeK9CEaQNZOLDEZooNgNwSWHsoCq4O6-ZT2n_zaTwBrbbFOAQ55i2fHi_ujF9mcMkHp3Rz/s400/pRESIDENTE+DO+bANCO+cENTRAL+hENRIQUE+mEIRELLES.jpg
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem em Lucerna, na Suíça, que o órgão “não é e não será complacente” com a expansão do crédito, que bateu recorde em maio e nos primeiros dias de junho, atingindo R$ 1,5 trilhão, 45,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Ele frisou, porém, que não é intenção nem papel do BC controlar a expansão do crédito que, disse, ocorre por um bom motivo porque o país está crescendo, e sim monitorar riscos e fazer com que essa expansão se dê em base segura”.

Ao ser perguntado se a atenção ao aumento do crédito é por que isso provoca inflação, Meirelles respondeu que não:

É porque oferece risco prudencial, de perda de crédito e crise sistêmica. Essa é a função da regulação prudencial. A função do controle de inflação é de política monetária através da taxa básica (de juros).

Meirelles, que participou de uma reunião de bancos centrais, lembrou que a expansão no crédito tem ocorrido desde 2003, passando de 22% para mais de 45% do PIB, graças à estabilidade e ao crescimento do país.

O importante não é olhar somente a taxa de expansão: é olhar o risco do sistema, que é o que não se olhou na pré-crise de 2007 em muitos países.

(Deborah Berlinck, correspondente)

Agencia o Globo

Nenhum comentário: