"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 13, 2010

CONFIRMADO : BRASILEIROS SABEM QUE O BRASIL NÃO FOI DESCOBERTO EM 2003.

http://www.abril.com.br/imagem/lula-agencia-brasil-.jpg

Quem acompanha de perto as reações de Lula percebeu que ele estava um tanto, como dizer?, irritado ontem na entrevista ao SBT. Falava de modo acelerado, meio tenso.

O Planalto mandou fazer uma pesquisa e constatou que a maioria dos brasileiros, ao contrário da pregação oficial, acredita que a política econômica do governo e os programas sociais são CONTINUIDADE DO GOVERNO FHC.

Vale dizer: a maioria dos brasileiros não caiu — AO MENOS NÃO AINDA — na cascata de que Lula descobriu o Brasil em 2003.

E isso vai pautar o programa de hoje, como informa reportagem de Vera Rosa, no Estadão. Na prática, o conjunto da obra quer dizer que Lula forçou a mão do confronto plebiscitário numa sociedade que não reconhece esse confronto como válido. Terá de ser convencida disso ainda.

Como o “remédio” lulista para vencer eleições não funcionou até agora, o chefe ordenou que se dobre a dose.

Dilma vai ser a grande condutora da apresentação do “antes”, o período das trevas, e do “depois”, o período das luzes. Como escrevi de madrugada, esse tipo de abordagem leva sempre a uma celebração de mentiras.

Dou exemplo de uma. Volta e meia os petistas dizem que foi o governo Lula que deu início à recuperação do valor do salário mínimo.

A mentira esteve presente, inclusive, naquele pronunciamento ilegal que o presidente fez para supostamente saudar o 1º de Maio. Relembro trecho:

A MENTIRA
“Os salários também aumentaram no período. O salário mínimo, graças a um aumento real de 74% ao longo do governo, é o mais alto dos últimos 40 anos.”

O FATO
O aumento real do salário mínimo não foi de 74%, mas de 49,5%. Nos oito anos do governo FHC, numa conjuntura internacional adversa e com a economia crescendo menos, o aumento real do mínimo foi de 47,4%.

Assim, o aumento real do mínimo também é uma herança que Lula recebeu do governo anterior.

Preparem-se: Dilma tentará ser a “exterminadora do passado” no programa de logo mais. O PT chegou à conclusão de que só assim ela pode ter futuro.

Nenhum comentário: