"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 29, 2010

SUPERÁVIT PRIMÁRIO ( -39% )

 Por Isabel Versiani
BRASÍLIA (Reuters) -
O superávit primário do setor público brasileiro caiu 39 por cento em 2009 frente ao ano anterior e o governo teve que abater das contas investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para garantir o cumprimento da meta fiscal.

O Banco Central informou nesta quinta-feira que o superávit primário, que mede a economia feita pelo país para o pagamento de sua dívida, ficou em 64,518 bilhões de reais em 2009, o equivalente a 2,06 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) --pior desempenho da série histórica, com início em 2001.
Em 2008, o superávit havia sido de 106,420 bilhões de reais, ou 3,54 por cento do PIB.

"Em função da crise nós tivemos uma redução significativa da receita, seja por nível de atividade, seja por desonerações, isso já era esperado", afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. 
Ele destacou que em grande parte do mundo esse efeito se deu "em muito maior intensidade".

O governo tinha como meta um superávit primário de 2,5 por cento do PIB, mas esse valor poderia cair com o abatimento de todos os investimentos do PAC no ano.

Nenhum comentário: