"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 29, 2010

DA MESMA LAIA DO PARLAPATÃO

Altair Lavratti foi surpreendido durante reunião em galpão da usina de reciclagem de lixo de Imbituba - Guto Kuerten
Altair Lavratti foi surpreendido durante reunião em galpão 
da usina de reciclagem de lixo de Imbituba
Diogo Vargas, com colaboração de Gabriel Rocha |
 diogo.vargas@diario.com.br 

Uma força-tarefa entre Polícia Militar (PM) e Ministério Público prendeu na noite desta quinta-feira o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Santa Catarina, Altair Lavratti.

Mais três pessoas ligadas ao MST são procuradas. A ação autorizada pela Justiça de Imbituba teve como objetivo frustrar tentativas de invasões de áreas públicas na região Sul do Estado.

Pelo menos 30 PMs foram mobilizados na operação para cumprir quatro mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz Welton Rubenich, de Imbituba.

A polícia surpreendeu o grupo às 21h numa reunião que era realizada num galpão da usina de reciclagem de lixo da cidade. As seis pessoas que estavam com Lavratti na reunião foram liberadas, e seus nomes serão encaminhados para a Justiça. Os outros três procurados são sindicalistas ou líderes comunitários investigados desde dezembro de 2009.

O comandante da PM em Imbituba responsável pela operação, major Evaldo Hoffmann, disse que os investigados estavam arregimentando famílias da região para invadir áreas da Zona de Processamento e Exportações (ZPE) e do BNDES.

— Cada líder comunitário que angariasse 10 famílias ganharia R$ 2 mil de prêmio — apurou o major Hoffmann em conjunto com o Ministério Público.

Nenhum comentário: