"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 21, 2010

EMPREGOS SALDO DE 2009

 
BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - 
O fechamento de 415.192 empregos com carteira assinada no mercado de trabalho brasileiro em dezembro interrompeu uma sequência de 10 meses de geração líquida de vagas, reduzindo o saldo de criação de postos em 2009 para o pior resultado em seis anos.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostraram que no ano passado houve a geração líquida de 995.110 empregos, o pior resultado desde as 645.433 vagas criadas em 2003.
Havia expectativa entre analistas para um saldo negativo em dezembro, inclusive era a previsão do próprio ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, por questões sazonais. Mas o número foi ainda pior que as estimativas. Lupi, por exemplo, calculava o fechamento de cerca de 300 mil postos.

Nenhum comentário: