"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 21, 2010

BRASIL DÉFICIT EXTERNO - 0 2º SEGUIDO

Por Isabel Versiani 
BRASÍLIA (Reuters) - 
O Brasil fechou 2009 com déficit em transações correntes de 24,334 bilhões de dólares, registrando saldo negativo pela segunda vez seguida depois de cinco anos de superávit.

O déficit, divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central, foi equivalente a 1,55 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O saldo negativo do ano ficou abaixo do visto em 2008, de 28,192 bilhões de dólares, mas a tendência apontada nos últimos meses é de aceleração do déficit --resultado de aumento das remessas de lucros e dividendos e da recuperação das importações em meio ao aquecimento da atividade.

Somente em dezembro, as transações correntes foram deficitárias em 5,947 bilhões de dólares --pior resultado da série histórica do BC, iniciada em 1947. O déficit foi maior que o esperado e também superou o saldo negativo de 3,119 de dólares registrado no mesmo mês de 2008.

Analistas consultados pela Reuters previam déficit mensal de 3,45 bilhões de dólares, segundo a mediana de 18 estimativas. O BC esperava saldo negativo de 3,9 bilhões de dólares em dezembro.

Contribuiu para o resultado uma expressiva remessa de lucros e dividendos por parte das empresas no mês, de 5,326 bilhões de dólares, ante 3,146 bilhões de dólares um ano antes.

"O déficit veio maior que o esperado em dezembro. O investimento direto foi melhor, (o item) viagens foi pior e balança foi também pior que o esperado. Acho que é isso, inclusive, que está segurando um pouco o dólar (em alta)", avaliou Carlos Allievi Jr., gestor da Infinity Asset.
"Acho que ainda piora.
Com nosso crescimento robusto, as transações correntes tendem a ser piores." 

Nenhum comentário: