"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 19, 2012

Inadimplência continua alta. Crédito cresce em ritmo forte

O BC divulgou hoje dados importantes que devem ser acompanhados com atenção. A taxa de inadimplência de pessoa física caiu, mas muito pouco. Continua num patamar bastante elevado, acima do registrado no mesmo mês do ano passado, o que exige cuidado.

O economista José Francisco Gonçalves, do Banco Fator, que fez o gráfico abaixo, diz que esse indicador, que leva em conta atrasos superiores a 90 dias, segue apontando resultados não favoráveis.

- Em novembro, recuou de 5,9% para 5,8%, sendo reflexo da taxa de inadimplência para pessoa física, que passou de 7,9% para 7,8%. O leve recuo foi puxado por aquisição de veículos - explica.

Mais uma vez, houve redução da taxa de juros cobrada em empréstimos ao consumidor, de 35,4% para 34,8% ao ano, o que era esperado por conta da queda da Selic.

O BC também divulgou que em novembro o crédito cresceu 1,5%, um pouco mais do que o registrado no mês anterior (1,4%) e, em 12 meses, desacelerou um pouco, para 16,1%. Mesmo com essa redução, o "carro" continua correndo de forma acelerada.
 

Valéria Maniero/Globo

Nenhum comentário: