"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 09, 2011

VOLATILIDADE/CALMA/PRUDÊNCIA - "Quem está fora, fique fora! Quem está dentro, tenha sangue frio e mantenha posição!"


Ontem foi um daqueles dias em que a tela do computador é monocromática. Os mercados de capitais ao redor do mundo operaram no vermelho e ao acessarmos os serviços de informações o susto foi grande. Em momentos como este, de alta volatilidade do mercado, maior deve ser a atenção à estratégia traçada para a carteira.

Investir na bolsa em períodos como este exige um grau de conhecimento e dedicação maior que em outros momentos. Afinal, maior volatilidade significa maior grau de risco.

Mercados nessas condições exigem muito sangue frio.
A resposta que todos estão buscando é sobre o fundo do poço e saber isso não está nada fácil. Em diversas ocasiões vi muita gente boa queimando a língua em relação às suas apostas de que o piso do poço já havia sido atingido.


Nesta hora, costumam aparecer muitas "dicas" ou "informações de bastidores". Ouço algumas vozes recomendando comprar porque afinal o mercado está "barato". Que há muitas pechinchas esperando pelo seu dinheiro.

O momento exige que eu seja direto:
"Quem está fora, fique fora! Quem está dentro, tenha sangue frio e mantenha posição!"


Dar ouvidos a especulações é se abrir à possibilidade de cometer as maiores bobagens, como comprar na alta e vender na baixa - sair da posição quando os preços já estão no fundo do poço.

Ou pior:
voltar para a posição de alta quando os preços estão prestes a cair novamente.
Esse alerta é, principalmente, indicado para aquelas pessoas sem grandes conhecimentos sobre investimentos ou que não têm tempo para se dedicar a análises sobre empresas e mercados.


O grande erro que muitos cometem é ser influenciado pela alta volatilidade de preços e abandonar suas estratégias de longo prazo. Muitos investidores nem sequer mantêm uma carteira bem diversificada. São ávidos por "dicas de cocheira" e alteram suas posições com base em qualquer nova.

A chance de realizar perdas é muito grande.

É essencial para o investidor presente na bolsa, neste momento, ter muita frieza, mirar no longo prazo e firmar uma estratégia de investimentos. Lembre-se de não fazer confusão entre prejuízo econômico com prejuízo financeiro. A perda econômica pode ser reversível, a financeira é que sentimos no bolso e é irrecuperável.

Algumas dicas são sempre importantes:

Investigue. Não jogue o seu dinheiro no escuro.

Desconfie de dicas muito fáceis.

Acompanhe o mercado 24 horas.

Evite a opinião da massa.

Cuidado com o tipo de ordem que você dá ao seu corretor.

Tenha calma e mais calma!

Volatilidade significa alto risco.
A palavra significa a propriedade de certas substâncias sólidas ou líquidas de se transformarem em gasosas. Assim, fique atento para não transformar seu dinheiro em vapor. Prudência é a palavra de ordem.

Fabio Gallo Garcia O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: