"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 15, 2010

VICE-PROC. GERAL ELEITORAL:"EM TESE", "PODERIA", "VER MÍDIAS", SOBRE "POSSÍVEL" AÇÃO POR ABUSO DE PODER. ESQUENTA O FORNO QUE ...

Presidente Lula discursa durante cerimônia de lançamento do  edital de concorrência do projeto do Trem de Alta Velocidade
Lula discursa durante cerimônia de lançamento do edital de concorrência do projeto
do Trem de Alta
Velocidade (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A vice-procuradora-geral-eleitoral, Sandra Cureau, disse nesta quinta (15) que abriu um processo de investigação para analisar as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dadas na última terça (13), durante lançamento do edital do projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo.

Questionada por jornalistas na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandra Cureau afirmou que tomou conhecimento das declarações pelos jornais e que irá "verificar as mídias" antes de decidir se vai propor uma ação por abuso de poder político.

A procuradora disse que solicitou as gravações do discurso de Lula à NBR, emissora de TV do governo federal.

"Em tese isso seria uso da administração pública em prol de uma campanha, mas eu preciso verificar as mídias", disse Sandra Cureau.

Isso poderia gerar uma ação de investigação eleitoral que poderia até chegar à cassação do registro da candidata”, declarou.

Débora Santos Do G1,

Nenhum comentário: