"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 15, 2010

CVM MUDA REGRA EM SOCORRO À PETROBRAS.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitTWMObFpcO0PNg2FwZ7b7XRovNQW9lCNqrfxecFKTqBAb-0JWiX0evxfUgCDHukRNHAkdTTbL32-LjP0jp3Up_tTKPppkYTGzZtfU62u_xzCPZ_zb4paWmKz82GVkTBTzKDRXusV_trae/s400/logo_petrobras.jpg
Ana Maria Campos Correio Braziliense

Uma pequena mudança nas regras para ofertas públicas de ações deve ajudar a Petrobras a fazer seu bilionário aumento de capital na primeira quinzena de setembro.

De acordo com uma fonte envolvida com a operação e ouvida pela agência Reuters, as novas regras definidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que entram em vigor em 1º de agosto, liberam a empresa de esperar quase um mês entre a concessão do registro e o road show (apresentação para investidores) da oferta.

“Agora faz o registro e já sai para o road show, não tem mais aqueles 20 dias úteis”, explicou a fonte que não pode se identificar devido ao período de silêncio ao qual todos os envolvidos na operação estão submetidos. “Isso vai agilizar a capitalização”, complementou.

Mercado
Os papéis da empresa vêm perdendo valor desde o anúncio da operação de capitalização da empresa, no ano passado, em um movimento considerado normal pelo mercado por conta da previsão da oferta pública. Ontem, as ações da companhia, porém, andaram na contramão do mercado.

Enquanto as preferenciais fecharam estáveis e as ordinárias subiram 0,32%, o Ibovespa caiu 0,32%. Mas neste ano, até 13 de julho, as ações da preferenciais já perderam 24,5%, contra queda de 7,1% do Ibovespa no mesmo período.

Fase difícil
A Petrobras teve problemas na perfuração do poço denominado Libra, no pré-sal da bacia de Santos, o segundo poço feito para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis com objetivo de encontrar reservas de petróleo que podem ser usadas na capitalização da estatal pelo governo.

Segundo a assessoria da ANP, apesar do problema ocorrido no poço original, que desmoronou ao atingir a camada de sal, o trabalho já foi retomado na mesma estrutura. A nova perfuração está sendo feita a 375 metros da outra, informou um assessor.

Nenhum comentário: